Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba tem seu primeiro sábado letivo temático de 2018

Campus Satuba tem seu primeiro sábado letivo temático de 2018

por Adriana Cirqueira publicado: 11/05/2018 15h57, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Francisco Rafael Primeiro sábado letivo temático de 2018

Primeiro sábado letivo temático de 2018

Em alusão ao dia 06 de maio, Dia da Matemática, o Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba realizou seu primeiro sábado letivo de 2018. O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Os alunos que lotaram o auditório do campus, onde, após as boas vindas, foi realizada uma palestra show, a "Matemágica", realizada por Vagner Lopes - matemático formado pela Universidade Federal de Alagoas, bombeiro militar e autor de cinco livros sobre sobre a área. Na sequência os estudantes foram direcionados para suas salas de aula para apresentarem, em grupo. Os alunos de cada turma se organizaram durante a semana com o acompanhamento do professor orientador. As turmas apresentaram seus trabalhos para três professores avaliadores.

Segundo os professores organizadores deste sábado temático, das áreas de  Matemática, Infraestrutura e Informática, os sábados temáticos possibilitam uma participação efetiva dos alunos, onde eles desenvolvem atividades e com isso a participação é maior e mais eficiente. As turmas trabalharam diversos temas, entre eles o Coliseu, o Templo de Lótus, a Muralha da China e as Pirâmides do Egito.

Hugo Leão, professor de Matemática e um dos organizadores, lembrou que, mais uma vez, o sábado letivo referente ao dia nacional da Matemática foi marcado pela palestra/show do "matemágico" Vagner e pelas apresentações dos trabalhos de todos os alunos do ensino médio integrado. "Trabalhos esses que refletem na aprendizagem matemática de forma lúdica, interessante e prazerosa. Mesmo com pouco tempo para planejar e estudar os temas propostos, os alunos superaram na criatividade, organização e nas apresentações". Hugo destacou que o dia foi diferente e proveitoso tendo os alunos como protagonistas e os servidores do campus como expectadores. "Gostaria de ter assistido e avaliado todas as apresentações, mas infelizmente não dava tempo de entrar em todas as salas", lamentou o professor.

Francisco Rafael Pereira, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico agradeceu aos professores Hugo, Adriano e demais servidores envolvidos "em um sábado letivo muito bem organizado e com uma grande participação discente, o que oportunizou um aprendizado de uma forma diferente e atrativa". Para Rafael modelo de sábado temático por área possibilita uma maior interesse e engajamento dos alunos. "Esperamos que os próximos aconteçam seguindo essa mesma linha e tenham o mesmo sucesso", completou.

Os próximos sábados letivos temáticos serão nas áreas de Agropecuária(19), Humanas (26) e Meio Ambiente (09).