Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba sediará curso ofertado pela CDCP do Ifal

Campus Satuba sediará curso ofertado pela CDCP do Ifal

Servidores de todo o instituto serão capacitados sobre conformidade de registro de gestão

por Adriana Cirqueira publicado: 13/09/2016 09h39, última modificação: 16/10/2023 10h58

Começa no dia 28 de setembro (quarta-feira), no auditório do Ifal Campus Satuba, o curso “Conformidade de Registro de Gestão”. Promovido pela Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal (CDCP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o curso , com dois dias de duração, reúne 56 servidores da Reitoria, da Diretoria de Ensino a Distância (Diread) e dos campi Arapiraca, Benedito Bentes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

A Conformidade de Registros de Gestão consiste na certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e da existência de documentos hábeis que comprovem as operações. Tem como finalidade verificar se os registros desses atos efetuados pela Unidade Gestora Executora (UGE) foram realizados em observância às normas vigentes e a existência de documentação, física ou eletrônica, que comprovem as operações registradas.

A responsabilidade pela análise da consistência dos registros efetuados em cada UGE é do ordenador de despesa ou do gestor financeiro, independentemente da responsabilidade atribuída ao responsável pela conformidade dos registros de gestão. Essa análise é essencial para avaliar a existência de irregularidades no processo de pagamento e para garantir a exatidão das mesmas perante a lei e o interesse da instituição.

A lista dos servidores inscritos foi publicada na segunda-feira (12).