Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > PROEN realiza I Encontro de Estudantes da EJA-EPT do Ifal

PROEN realiza I Encontro de Estudantes da EJA-EPT do Ifal

Ifal Campus Satuba sediou o evento que foi organizado pela Coordenação Sistêmica de Educação de Jovens e Adultos da instituição
publicado: 27/11/2023 11h12, última modificação: 28/11/2023 14h22

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo

Ocorreu na última quarta-feira (22), o I Encontro dos/as Estudantes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Técnica(EJA-EPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).  Realizado pela Pro-reitoria de Ensino (Proen) através da Coordenação Sistêmica de Educação de Jovens e Adultos, o encontro reuniu servidores e discentes dos Campi Satuba, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Maragogi e Piranhas, com o objetivo de promover a integração e o avanço no diálogo acadêmico, científico e político, compartilhando dificuldades, conquistas e proposições para a modalidade de ensino EJA-EPT na instituição.

Participaram da mesa de abertura Cledilma Costa, Pró-Reitora de Ensino (representando o Reitor do Ifal); Gilberto Neto, Pró- Reitor de Extensão; Fátima Amorim, coordenadora Sistêmica da EJA;  Uilliane Faustino, diretora-geral do Campus Satuba; Patrícia Borsato, Diretora de Articulação de Ensino; Israel Crescêncio, Chefe do Departamento de Educação Básica; Éder Souza, diretor-geral do campus Marechal Deodoro e Marília Fonseca, representante dos/as estudantes da EJA-EPT do Ifal.

Antes de iniciar seu discurso de abertura, Uilliane Faustino pediu um minuto de silêncio em homenagem ao servidor José Gomes de Araújo, falecido na última segunda-feira (20). A DG falou de sua alegria em sediar o primeiro encontro no Campus Satuba e  saudou a equipe da Eja do Campus: Roberto Medeiros, Manoel Santos, Sandra dos Santos e todos os outros envolvidos com a Eja. "Este não é apenas um evento sistêmico: é um marco do compromisso do Ifal com a educação inclusiva e acessível a todos" , salientou a DG.

Cledilma Costa expressou sua alegria em estar no Campus Satuba e do poder da reunião entre pessoas: servidores e servidoras e estudantes da EJA, reafirmando o compromisso do reitor com o fortalecimento da modalidade de ensino na instituição. "A EJA é uma oportunidade de acesso à educação para quem não teve oportunidade na época considerada adequada. Pessoas que tiveram a coragem de se inscrever e ingressar no Ifal têm o direito de acessar essa instituição e nós, servidores,  temos a responsabilidade de nos movimentar para garantir, além do acesso, êxito e permanência, o pertencimento e valorização desses homens e mulheres que buscam a instituição para recomeçar" pontuou.

Após as falas de abertura, a programação prosseguiu com mesas de discussão compostas por servidores, egressos e estudantes de diferentes Campi do Ifal, compartilhando suas dificuldades e experiências dentro da instituição, bem como propondo sugestões para melhorias da modalidade EJA-EPT no Ifal.

A estudante de informática do Campus Satuba Fabiana Domingos  expressou seu contentamento ao participar do encontro. "Eu achei o evento maravilhoso. Aprendi muito com cada um dos participantes que estava ali. Gostaria que acontecesse mais vezes isso. A gente da EJA tem que se comunicar mais, falar mais. Foi uma oportunidade única que eu tive de falar um pouco sobre a minha vida, de escutar um pouco da vida das colegas, que não foi fácil. Me senti como se estivesse em casa - como se eu estivesse não, eu estava em casa. Então eu sou muito grata pela oportunidade que me deram, para mim foi muito gratificante" externou a estudante.

O coordenador da EJA no Campus Satuba, Roberto Medeiros,  também reforçou a importância do encontro e seu valor agregador.  "Foi um ótimo evento, tivemos uma troca de experiências muito relevante, proveitosa. Esse foi só o primeiro de outros que virão", finaliza o coordenador.

*Sob a supervisão de Adriana Cirqueira (jornalista)