Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba recebe estudante em intercâmbio

Campus Satuba recebe estudante em intercâmbio

A jovem norte-americana ficará no campus durante 5 meses
publicado: 11/03/2024 13h18, última modificação: 11/03/2024 13h57

Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo

A estudante norte-americana Olivia McClelland, natural da cidade de Eugene, no estado de Oregon, chegou no último dia 4 ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. Ela tem 16 anos e está fazendo um intercâmbio intercultural organizado pelo Programa AFS Global STEM Academies, organização não governamental que tem parceria com o Ifal.

O propósito do intercâmbio é a aprendizagem da língua portuguesa e a imersão na cultura brasileira. A estudante permanecerá no Campus Satuba por 5 meses e retornará aos Estados Unidos em Julho. Ela estudará no 1° ano do curso de Agropecuária integrado ao ensino médio, no período matutino.

Na segunda-feira, a recepção da nova estudante incluiu um café da manhã regional e um tour pela escola, realizado pelos demais colegas de turma. A aluna também foi recebida pela professora Selma Bezerra, representando a Coordenação de Relações Internacionais, pelo Diretor de Ensino substituto Peterson Barbosa, pelo Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) José Roberto, pelo Coordenador Pedagógico Manoel Santos, pelo professor de inglês do campus Jaildo Pinto e pela Diretora-Geral Uilliane Faustino.

Para a Coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Selma Bezerra, a ação tem importância no processo de crescimento intercultural de toda a comunidade escolar. “É com muita alegria que recebemos Olívia. É importante compreender que nossa língua portuguesa é plural e cada sotaque e variação constroem a identidade de um povo. Com isso, objetivamos valorizar e respeitar os costumes locais, entendendo que eles são tão válidos quanto as práticas culturais de outros países. Esperamos que seja um momento de muita aprendizagem e compartilhamento de saberes”, finalizou.

“Eu escolhi o Brasil porque eu gostaria de viajar para um lugar diferente, e aqui as pessoas são mais enérgicas e gentis.” Afirmou a intercambista. Ao ser indagada sobre suas expectativas, Olívia expressou o desejo de aprimorar seu domínio do idioma, cultivar novas amizades e nutrir a esperança de que sua estadia no Brasil contribua para seu autoconhecimento. “É uma experiência muito diferente pois nunca fiquei tanto tempo longe da minha família. Então passar esse tempo sozinha em um país diferente fez com que eu conhecesse mais a mim mesma" , compartilhou a estudante.