Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba recebe Comissão do Fordap

Campus Satuba recebe Comissão do Fordap

Comissão do Fordap e Comissão interna de orçamento discutem o Orçamento 2018

por Adriana Cirqueira publicado: 16/03/2018 12h44, última modificação: 16/10/2023 10h58
Mauricio Menezes em apresentação sobre Matriz Conif e Orçamento 2018 no Campus Satuba

Seguindo o calendário de visitas aos campi, a Comissão de Gestão Orçamentária do Fórum de Dirigentes da Administração (Fordap) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitou o Campus Satuba na manhã desta quinta-feira (15).

Maurício Menezes, diretor de orçamento e finanças e Marcos Nascimento Ângelo, coordenador de orçamento, da Pró-reitoria de Administração (Proad) e Dickinson Moura Cavalcante, coordenador de planejamento e controle do Campus Maceió, realizaram as apresentações no auditório do campus para a Comissão interna de orçamento e para a comunidade acadêmica em geral.

A Comissão está iniciando o trabalho de disseminação das informações orçamentárias, a realizarem orçamentária do Ifal, as receitas, as despesas para que todo possam participar com propriedade. De acordo com essa proposta, foram apresentados a Metodologia da Matriz Orçamentária da Rede de Ensino Profissional e Tecnológico de 2018 (Matriz Conif), a Metodologia de distribuição do orçamento no Ifal, Noções de orçamento, o Orçamento 2018 do Campus e o Calendário de compras e contratações comuns 2018.

Segundo Maurício, presidente da Comissão, a Matriz Conif é um modelo matemático para a distribuição do orçamento de custeio e investimento para as instituições Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - elaborada por uma comissão paritária formada por membros do Mec e do Conif. Maurício explicou ainda a metodologia da distribuição orçamentária no Ifal para os 16 campi e para ações institucionais administradas pela Reitoria.

O fato do Ifal Campus Satuba ter uma comissão interna de orçamento que discutiu e preparou uma proposta preliminar para o orçamento 2018 foi motivo de satisfação para a Comissão da Reitoria. “Estamos trabalhando em um modelo de orçamento participativo e o Campus Satuba já vem desenvolvendo um trabalho nesse sentido. A oportunidade que a instituição abre para a discussão do orçamento, sua importância ferramenta de gestão, envolvendo todos os setores do campus é uma importante iniciativa. Planejar e ajudar a gestão a ter um campus melhor por meio de planejamento orçamentário participativo de forma responsável e para isso, todos precisam conhecer essa área e a realidade do campus”, argumentou Maurício.

Dickinson Moura apresentou noções de orçamento e detalhou um pouco mais a parte legal de orçamento, suas partes e peculiaridades. Falou também sobre a importância e dos cuidados que precisam ser tomados pelo setor de compras e contratações, seus prazos e etapas que precisam ser observados para a garantia da continuidade da prestação do serviço público.

Durante a reunião, Laudenice de Araújo Matias, diretora de administração do Campus Satuba, informou que o orçamento de 2018 do campus está publicado no site e disponível à quem tiver interesse em conhecer. Para a diretora, todo servidor público deveria ter noções mínimas de orçamento e de compras. “A Reitoria veio ensinar como funciona esse percurso do planejamento até seu exercício. Parabenizo a comissão pelo excelente trabalho e aos colegas que participaram e levantaram questões importantes para o entendimento desses assuntos tão relevantes para a instituição”, afirmou.

Valdemir Chaves, docente e membro da comissão do orçamento do campus) considera muito importante a constituição de uma comissão, aberta a todos os servidores, para discutir o orçamento no Campus Satuba. "Devemos manter essa comissão e buscar formas para ampliar ainda mais a participação da comunidade acadêmica. Em diversas oportunidades cobramos que houvesse espaço para a discussão do orçamento, pois esse deve ser participativo. Esses momentos são muito importantes para a comunidade do Ifal, em particular, do Campus Satuba, porque podemos debater as nossas necessidades e dificuldades", analisou o professor.

A Comissão de Orçamento do Campus Satuba está preparando uma apresentação do orçamento 2018 para a comunidade acadêmia e público interessado, onde serão detalhados os valores e como foram distribuídos.