Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba recebe a palestra “Conformidade de Gestão"
conteúdo

Notícias

Campus Satuba recebe a palestra “Conformidade de Gestão"

por Adriana Cirqueira publicado: 24/11/2020 10h45, última modificação: 16/10/2023 10h59

Com o objetivo de capacitar os gestores sobre a Política de Governança para implementar as práticas de compliance de acordo com as diretrizes federais, o Instituto Federal de Alagoas oferece aos servidores do Campus Satuba, às 15h do próximo dia 27, a palestra “Conformidade de Gestão"

Ministrada por Maria Fabíola Assumpção Santos, servidora do IFRO em Cooperação Técnica no Ifal, a palestra tratará, dentre outras demandas, da premente necessidade de obter maior confiabilidade nos serviços prestados à população e de como a gestão pública percebeu que instaurar pilares e princípios da governança em suas atividades traria um controle maior de todos os aspectos envolvidos no setor. “Nos últimos anos os órgãos de controle vêm incentivando e monitorando a implementação de práticas de governança e compliance nos órgãos público. Neste sentido, vários atos normativos instruem os órgãos públicos na implantação e implementação de práticas de Governança“, explica.

Fabíola explica que desde 2018 o Ifal vem implantando e implementando ações para atender as demandas orientadas pelo TCU e CGU, em 2020 estas ações estão sendo aprimoradas e intensificadas. “Para disseminar a cultura de boas práticas de Governança, a Assessoria Executiva do Ifal tem realizado capacitações sobre o tema com os gestores da instituição, destacando a importância dessas práticas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Ifal a sociedade e alcance dos resultados propostos no Planejamento Estratégico da Instituição”, argumenta.

A primeira capacitação sobre Governança foi ministrada aos membros do Colégio de Dirigentes e continuará sendo ofertada aos demais campi do Ifal. O link para a webreunião será divulgado internamente entre os servidores.

Links importantes

IN 01/2016/MPCGU, que trata da Gestão de Riscos e Controles Internos

Decreto n. 9.203/2017, que trata da Política de Governança na Administração Pública Federal e institui o Programa de Integridade em todos os órgão públicos federais.