Notícias
Ifal Satuba realiza aula inaugural do Pronatec
Nesta segunda-feira (31) foi realizada a aula inaugural do Pronatec do Ifal - Campus Satuba. Após a formação da mesa e da apresentação do Hino Nacional, Fernando Antonio Luis dos Santos, coordenador adjunto local do programa deu as boas vindas aos presentes e explanou sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e os cursos oferecidos no campus.
Fernando destacou que o programa possibilita ao Ifal cumprir sua função social ao dar oportunidade de estudo e profissionalização para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular nele ofertado. "Estamos muito felizes pela grande e rápida adesão aos cursos e muito satisfeitos em poder contribuir com a estrutura e boa parte de nosso corpo docente em uma proposta que pode melhorar a qualidade de vida da comunidade”, analisa o coordenador.
No Ifal Campus Satuba estão sendo ofertados três cursos com 20 alunos cada: Preparador de doces e conservas, Produtor de doce de leite e Produtor de embutidos e defumados. As aulas acontecerão de terça a quinta, das 18 h as 22 h e tem previsão de término para março de 2017.
Anselmo Lúcio Aroucha Santos, diretor-geral do campus falou sobre a importância da parceria entre União, Estados e Municípios para a efetivação de políticas públicas voltadas à formação profissional. “Qualificação para o mercado é muito importante para a melhoria da sociedade e o Ifal tem sido um veículo para essas ações, que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas do município em que a instituição está inserida”, explicou.
Além da equipe gestora do campus e do Pronatec, compareceu a solenidade a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Satuba, Marcia Gomes.
O Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
Além de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica, o Pronatec tem o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores e estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda, entre outros. Em 2016 estão previstas 2 milhões de vagas para o Pronatec - mais de 350 mil em cursos técnicos e 1,6 milhão em cursos de qualificação profissional.