Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba participa de programa de formação de professores moçambicanos

Campus Satuba participa de programa de formação de professores moçambicanos

publicado: 26/09/2017 09h29, última modificação: 16/10/2023 10h58

Quatro professores moçambicanos foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 25, no gabinete do diretor do Ifal Satuba. Eles integram um grupo de 30 profissionais que participarão no Campus Satuba e em Institutos Federais de diferentes regiões do país, no período de 25/09 a 03/11/2017, do Programa de Formadores em Agricultura e Mecanização Agrária, um projeto de cooperação técnica voltado à Reforma da Educação Profissional em Moçambique, país do sudeste africano.

O convênio foi firmado pelo Governo Africano, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Tem por objetivo  capacitar formadores das instituições agrárias do país africano, a partir de conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização agrária para responder às exigências dos currículos e fazer uso dos equipamentos existentes em suas instituições de origem.

Participaram da recepção o diretor-geral do campus, Anselmo Lúcio, a diretora de Ensino, Auxiliadora Baraldi, o chefe do Departamento de Assistência ao Educando, Adeilton Menezes, a chefe do Departamento de Gestão Agropecuária, Jana Kelly, a chefe do Departamento de Apoio Acadêmico substituta, Gilvânia Xavier, o coordenador de Acompanhamento ao Educando, José Adelmo Ferreira, o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Campus Satuba, José Valter Gomes Costa, e o operador de máquinas agrícolas, Dulval Ferreira.

Inicialmente, o professor Anselmo Lúcio deu as boas-vindas aos participantes do Programa, entregou um kit composto de uma bolsa, três camisetas, um caderno, uma caneta e um exemplar do livro Nos trilhos da Memória... Cem anos do Ifal Campus Satuba, e exibiu o vídeo institucional do Instituto Federal de Alagoas. “Esse tipo de parceria é sempre muito bem-vinda. Acima de tudo nós iremos trocar experiências e compartilhar conhecimentos tecnológicos e culturais”, disse o diretor.

Engenheiro agrônomo recém-graduado pela Universidade Politécnica, Ezequiel Manjate diz que seu principal objetivo é adquirir conhecimentos práticos na área de mecanização agrícola. “Quero saber mais sobre manuseio, acoplamento de capinadeiras e regulação do compasso das semeadoras. Quero também desenvolver a parte de laboratório de solos, coletas de amostra, avaliação físico-química do solo, sanidade animal e extensão agrária”.

Teodósio Titos, licenciado em produção agrícola, também pretende focar sua permanência no Campus Satuba em conhecimentos práticos. “Quero aprender a fazer, pois meu país tem recebido muitas máquinas e equipamentos mas ninguém sabe usar. “Como o Brasil tem uma agricultura muito desenvolvida, essa cooperação é uma oportunidade única para adquirirmos conhecimentos e levá-los aos nossos estudantes, para que possam incrementar a produção em suas comunidades”, disse.

Encerrada a recepção em Satuba, o grupo  se deslocou à reitoria onde foi recebido pelo reitor do Ifal, Sérgio Teixeira. O encerramento da formação será de 11 a 14 de dezembro, em Brasília, com uma reunião de avaliação que contará também com representantes dos ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep – Moçambique).