Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba participa da 10º Bienal Internacional do Livro de Alagoas
conteúdo

Notícias

Campus Satuba participa da 10º Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Lançamentos de livros, exposições, rodas de conversa e tecnologia marcaram programação do Ifal Satuba na Bienal
por Adriana Cirqueira publicado: 21/08/2023 13h22, última modificação: 16/10/2023 10h59

 

Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo

Terminou no último domingo, 20 de agosto, a 10° Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento cultural e literário do estado. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) expôs, em seu estande no evento, diversas ações e atividades propostas pela instituição e por seus/suas servidores/as.

A programação foi diversificada e incluiu diversas atividades como lançamentos de livros, rodas de conversa, exposições artísticas e tecnológicas por parte de servidores/as e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba.

No sábado,  12 de agosto,  a programação teve início com a apresentação dos projetos de extensão  de agricultura familiar desenvolvidos pelo Campus Satuba em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag).

A atividade contou com a participação de estudantes e da Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios (CSTL) , Tâmara Lúcia, que apresentaram o curso e as atividades desenvolvidas durante os projetos  para o público externo.

No período da noite, o estande do Ifal recebeu três mulheres indígenas. O momento contou com uma exposição de peças artesanais do povo Geripankó.  A ação fez parte da roda de conversas "Etnias Indígenas Alagoanas", baseada no e-book da jornalista do campus, Adriana Cirqueira, que mediou o debate.  

No domingo (13), ocorreu o lançamento do livro “Concreto com CRG - Concreto Ecoeficiente”.  A obra é de autoria  do professor Osvaldo Silva. O livro trata do aproveitamento do resíduo de concreto a partir de materiais reciclados e agregados naturais.  "Foi proveitoso. É necessário desenvolver nos jovens o espírito científico. A ciência e  a democracia são fundamentais dentro das instituições de ensino." Explicou o docente.  No mesmo dia,  também houve a exposição de pinturas  óleo sobre tela, também de autoria de Osvaldo, intitulada de  “Janelas da vida”, que teve como objetivo, retratar paisagens alagoanas.

 

Ensino, Pesquisa e Extensão

Na terça-feira (15), o estande do Ifal reuniu docentes e estudantes para expor projetos de ensino, pesquisa  e extensão desenvolvidos no Campus Satuba. Ao todo, cinco projetos foram expostos, envolvendo áreas da Matemática, Química,  Robótica e Cadeia Agrícola.

Na ocasião, também foi apresentado o espaço de inovação If Maker da instituição, que atraiu a atenção  do público externo com os dispositivos tecnológicos, expondo um robô que detecta obstáculos a 360 graus e moldes produzidos por impressora 3D. 

"Antônio Carlos, Coordenador de Extensão do Ifal Satuba, ressaltou a importância da participação na Bienal e seu valor agregador. “Levar nossos estudantes para apresentar os projetos de extensão que vem sendo desenvolvidos pelo Campus Satuba em um evento de tamanha importância para o nosso estado é motivador e significativo para aprendizagem coletiva. É instigante ver a extensão sendo difundida para comunidade e essas atividades impulsionam nossos alunos e viabilizam a troca de saberes entre a sociedade e nossa instituição.” compartilhou. 

 No sábado, 19 de agosto, houve o lançamento do livro "Diferentes abordagens educativas na educação profissional", que trata da compilação de reflexões metodológicas e práticas de professores dos Campus Batalha, Santana do Ipanema e Satuba, que participaram da primeira turma do Curso de Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica, realizado pelo Ifal. Quem mediou o debate foi o Coordenador Pedagógico Manoel Santos. O momento também contou com a presença dos docentes Marciara Lúcia dos Santos e Wagner Wildey Silva do Campus Satuba.

 

Outros estandes

A programação incluiu participações de servidores em outros espaços. São os casos dos lançamentos de livros  dos professores  Álvaro Queiroz, e Roberval Santos, no estande da editora do Cesmac e do serviidor Richard Plácido, que também realizou o lançamento de livros no estande da Livraria Novo Jardim, entre outros