Notícias
Campus Satuba participa da 10º Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Lívia Muniz - estagiária de Jornalismo
Terminou no último domingo, 20 de agosto, a 10° Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento cultural e literário do estado. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) expôs, em seu estande no evento, diversas ações e atividades propostas pela instituição e por seus/suas servidores/as.
A programação foi diversificada e incluiu diversas atividades como lançamentos de livros, rodas de conversa, exposições artísticas e tecnológicas por parte de servidores/as e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba.
No sábado, 12 de agosto, a programação teve início com a apresentação dos projetos de extensão de agricultura familiar desenvolvidos pelo Campus Satuba em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag).
A atividade contou com a participação de estudantes e da Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios (CSTL) , Tâmara Lúcia, que apresentaram o curso e as atividades desenvolvidas durante os projetos para o público externo.
No período da noite, o estande do Ifal recebeu três mulheres indígenas. O momento contou com uma exposição de peças artesanais do povo Geripankó. A ação fez parte da roda de conversas "Etnias Indígenas Alagoanas", baseada no e-book da jornalista do campus, Adriana Cirqueira, que mediou o debate.
No domingo (13), ocorreu o lançamento do livro “Concreto com CRG - Concreto Ecoeficiente”. A obra é de autoria do professor Osvaldo Silva. O livro trata do aproveitamento do resíduo de concreto a partir de materiais reciclados e agregados naturais. "Foi proveitoso. É necessário desenvolver nos jovens o espírito científico. A ciência e a democracia são fundamentais dentro das instituições de ensino." Explicou o docente. No mesmo dia, também houve a exposição de pinturas óleo sobre tela, também de autoria de Osvaldo, intitulada de “Janelas da vida”, que teve como objetivo, retratar paisagens alagoanas.
Ensino, Pesquisa e Extensão
Na terça-feira (15), o estande do Ifal reuniu docentes e estudantes para expor projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus Satuba. Ao todo, cinco projetos foram expostos, envolvendo áreas da Matemática, Química, Robótica e Cadeia Agrícola.
Na ocasião, também foi apresentado o espaço de inovação If Maker da instituição, que atraiu a atenção do público externo com os dispositivos tecnológicos, expondo um robô que detecta obstáculos a 360 graus e moldes produzidos por impressora 3D.
"Antônio Carlos, Coordenador de Extensão do Ifal Satuba, ressaltou a importância da participação na Bienal e seu valor agregador. “Levar nossos estudantes para apresentar os projetos de extensão que vem sendo desenvolvidos pelo Campus Satuba em um evento de tamanha importância para o nosso estado é motivador e significativo para aprendizagem coletiva. É instigante ver a extensão sendo difundida para comunidade e essas atividades impulsionam nossos alunos e viabilizam a troca de saberes entre a sociedade e nossa instituição.” compartilhou.
No sábado, 19 de agosto, houve o lançamento do livro "Diferentes abordagens educativas na educação profissional", que trata da compilação de reflexões metodológicas e práticas de professores dos Campus Batalha, Santana do Ipanema e Satuba, que participaram da primeira turma do Curso de Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica, realizado pelo Ifal. Quem mediou o debate foi o Coordenador Pedagógico Manoel Santos. O momento também contou com a presença dos docentes Marciara Lúcia dos Santos e Wagner Wildey Silva do Campus Satuba.
Outros estandes
A programação incluiu participações de servidores em outros espaços. São os casos dos lançamentos de livros dos professores Álvaro Queiroz, e Roberval Santos, no estande da editora do Cesmac e do serviidor Richard Plácido, que também realizou o lançamento de livros no estande da Livraria Novo Jardim, entre outros