Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba padroniza seus procedimentos de segurança

Campus Satuba padroniza seus procedimentos de segurança

por Adriana Cirqueira publicado: 27/01/2017 13h27, última modificação: 16/10/2023 10h58

O andamento eficiente das diversas atividades desenvolvidas em uma instituição de ensino passa, entre outros pontos fundamentais, pela questão da segurança. Nesse sentido foi desenvolvido, no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), após o levantamento das necessidades de cada setor, um documento organizacional para traduzir o planejamento do trabalho a ser executado nesta área: o Procedimento Operacional Padrão (POP) de segurança.

Jesualdo Matias, vigilante do campus, apresentou todo o planejamento do POP na última sexta-feira (20), em reunião da Gestão – que discutiu a segurança no campus e contou com a presença da Comissão Integrada de Segurança do Instituto Federal de Alagoas.

Segundo Jesualdo foram desenvolvidos oito POPs para suprir as necessidades específicas das múltiplas atividades e especificidades do campus. “Eles descrevem as medidas necessárias para a realização das tarefas, instrui sobre as sequências e frequências das operações necessárias, quem são os responsáveis, etc”, explica.

Durante a construção do documento foi realizado um levantamento das necessidades de cada setor e local visando minimizar os possíveis problemas e dar maior eficiência ao trabalho de segurança.

Para o vigilante, o fato da Comissão de Segurança do Ifal sinalizar o interesse de expandir o modelo adotado pelo Campus Satuba para os demais campi, levando a proposta para apresentar na Reitoria, demonstra a visão sistêmica como a temática precisa ser enxergada.

Luciano de Araújo Silva, Chefe do Departamento de Administração e Manutenção, preve que os POPs de segurança do Campus Satuba serão implementados, atrelados a outros projetos da área, durante o ano de 2017. "A iniciativa é importante no sentido de uniformizar as atividades. Satuba é o primeiro campus a desenvolver esse tipo de procedimento e o ideal seria ampliar aos demais, com as devidas adaptações”, analisa Luciano.

Procedimento Operacional Padrão (POP)

O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento através da padronização e minimização de ocorrências de desvios na execução da atividade, ou seja, assegura que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas. É um instrumento destinado a quem executa a tarefa e deve ser simples, completo e objetivo para que possa ser interpretado corretamente por todos os colaboradores. A aplicabilidade dos procedimentos deve ser monitorada constantemente, para assegurar se estão sendo seguidos de forma correta.