Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba no Dia Mundial do Diabetes

Campus Satuba no Dia Mundial do Diabetes

por Adriana Cirqueira publicado: 13/11/2018 10h30, última modificação: 16/10/2023 10h58
Um dos cartazes da campanha

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. O tema da campanha 2018-2019 para 2018-2019 é a Família. Reinserido no Calendário de Eventos do Ministério da Saúde, as principais ações do "Novembro Diabetes Azul" estão marcadas para esta quarta-feira, dia 14 de novembro. Nesta edição, a campanha mundial chama a atenção para o papel da família na prevenção e controle da doença.

O Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba marcará a passagem da data com uma palestra realizada por Josué Pereira, médico da instituição. Com horário previsto para as 8 horas no auditório do campus, Josué apresentará a temática aos alunos e servidores, explicando sobre os tipos da doenças, seus sintomas, prevenção e tratamento. O médico também fará a distribuição de material informativo.

O papel dos educadores (professores, técnicos e equipe multidisciplinar) é fundamental - de acordo com o site da campanha "o educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação".

A doença

Os principais tipos de diabetes mellitus são o Tipo 1 e o Tipo 2, que apresentam algumas diferenças, como em relação à sua causa, podendo ser auto-imune, como no caso do Tipo 1, ou associada a genética e hábitos de vida, como acontece no tipo 2.

O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, vômitos e dores estomacais (frequentemente diagnosticados como gripe). Os mesmos sintomas podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes.

Existem, ainda, outros variantes destes tipos de diabetes, que são o diabetes gestacional, que surge em mulheres grávidas por influência das alterações hormonais; o diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), o Maturity Onset Diabetes of the Young (MODY), que misturam características do diabetes tipo 1 e 2. Também pode-se desenvolver a diabetes por defeitos genéticos; doenças do pâncreas; doenças endocrinológicas e pelo uso de medicamentos.

O hotsite Novembro Diabetes Azul disponibiliza material informativo e um questionário para ajudar na identificação da doença. Para acessar o questionário clique aqui. Maiores informações sobre a campanha no Brasil podem ser obtidas em www.diamundialdodiabetes.org.br

#DMD2018

Texto produzido com informações de:

www.diamundialdodiabetes.org.br