Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba inaugura o primeiro módulo de sua Usina Solar

Campus Satuba inaugura o primeiro módulo de sua Usina Solar

A solenidade contou com a presença do reitor do Ifal e do deputado federal Paulão
por Adriana Cirqueira publicado: 30/06/2023 11h34, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Bruno Andrade Valdemir Chaves, Uilliane Faustino, Carlos Guedes e Paulão descerrando a faixa de inauguração do Modulo I da Usina Solar do Ifal Campus Satuba

O primeiro módulo da usina solar fotovoltaica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba foi inaugurada na última quarta-feira (28). Composta por 224 painéis, a usina gera aproximadamente 35% da energia consumida no campus.

Participaram da solenidade de inauguração o professor Carlos Guedes, reitor do Ifal, Uilliane Faustino, diretora-geral (DG) do campus Satuba, o professor Valdemir Chaves (diretor-geral à época do projeto e conclusão da usina) e o deputado Federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão do PT.

Antes da inauguração, o parlamentar e as autoridades do Ifal, acompanhados por suas equipes, fizeram uma visita ao local onde foram instalados, em 2022, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), um poço tubular profundo e uma bomba hidráulica.

Ao retirarem a faixa comemorativa, o professor Valdemir Chaves, diretor-geral do Campus Satuba no período de 2018 a 2023, externou sua felicidade em receber o deputado, um parlamentar que sempre acreditou e apoiou o Ifal. "Agradeço o cuidado e o compromisso de Paulão com a defesa da educação pública e sua dedicação e empenho em nos destinar recursos por emenda parlamentar. Foi isso que nos garantiu respirar e atravessar os tempos difíceis de ataques à educação e cortes orçamentários, agravados pela pandemia de Covid-19", expôs Valdemir.

O reitor Carlos Guedes, ao falar do cotidiano desafiador da instituição, pontuou algumas das contribuições do deputado em outros campi do Ifal, acrescentando que Paulão "sempre escutou as demandas e atuou articulando encontros com outras autoridades, na busca de formas de colaborar com as muitas necessidades do Ifal".

Demandas prioritárias

A atual diretora geral do Campus Satuba, Uilliane Faustino, além de agradecer pelo constante apoio do deputado, entregou ao parlamentar um relatório com as demandas prioritárias da unidade, como a aquisição de um ônibus escolar, as obras de esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, de revitalização das fachadas e interiores dos principais prédios,  de adequações de acessibilidade, da reformas dos espaços para práticas esportivas, entre outras.

"Sabemos dos desafios das aquisições públicas, sejam aquelas relacionadas à prestação de serviços, obras ou bens de capital, e estamos dispostos a continuar batalhando para que o Ifal - Campus Satuba continue sendo a maior referência na Educação do campo no estado de Alagoas", afirmou a diretora.

Paulão reafirmou seu compromisso com as políticas públicas para a educação, "principalmente uma educação com este modelo revolucionário dos Institutos Federais, que permite o acesso à uma educação de qualidade a estudantes oriundos da classe trabalhadora". O parlamentar assinalou ainda que o ambiente do campus Satuba, integrado à natureza, é ainda mais propício à uma educação de qualidade.

Sobre o projeto da usina solar, Paulão informou que o projeto do campus Satuba inspirou a criação, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), de uma comissão nacional que contará com a participação de Shyrdnez Farias, engenheiro eletricista do Ifal.

Após o descerramento da faixa de inauguração da usina, Uilliane presenteou o deputado federal com uma placa comemorativa em agradecimento pelo apoio e dedicação na garantia de uma educação pública de qualidade a todos os alagoanos. A diretora-geral ratificou ainda a importância da aquisição de um novo ônibus escolar para suprir as necessidades no campus.