Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba divulga a Proposta Orçamentária para 2017
conteúdo

Notícias

Campus Satuba divulga a Proposta Orçamentária para 2017

por Adriana Cirqueira publicado: 19/04/2017 08h19, última modificação: 16/10/2023 10h58

Com o objetivo de conferir transparência às ações de gestão, o Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulga sua Proposta Orçamentária para 2017. A publicação do documento, além de informar a ação institucional, tem caráter educativo, visando esclarecer a sociedade e permitir o devido acompanhamento e controle.

Segundo Laudenice de Araújo Matias, diretora de Administração do campus, o orçamento inclui informações, detalhes e distribuição dos recursos disponíveis para que o campus possa desenvolver suas atividades. “O Orçamento Geral do Ifal Campus Satuba para o ano de 2017 é de 5.283.890,00 reais e já está no seu limite - nos últimos anos temos trabalhado sempre no limite - mas nunca deixamos de atender as demandas essenciais no campus, considerando o contingenciamento de repasses e as medidas de contenção de despesas contidas na Portaria 412/2017/GR", afirma Laudenice.

A diretora esclarece que o planejamento das despesas correntes subdivide-se em três blocos: despesas de custeio básico, que são os contratos, as despesas comuns, onde estão elencadas despesas com diárias, passagens, bolsas de monitoria, material de limpeza e outras, as despesas específicas, que são aquisição de ração, medicamentos veterinários, aves, manutenção de poços, entre outros. “Nos últimos três anos, o orçamento do campus vem sofrendo redução, por isso para este ano de 2017, o campus na fase de planejamento apresentou uma planilha chamada de Ampliação da LOA, onde constam detalhes que justificam o pedido de ampliação do orçamento destinado ao campus”, completa.

A Coordenação de Orçamento do campus preparou um fluxograma para facilitar o entendimento do orçamento para 2017 com o intuito de tornar a visualização da distribuição dos recursos mais simples e a gestão orçamentária mais acessível à comunidade.

Elisângela Barbosa de Lima, coordenadora de orçamento, explica que há algum tempo vem buscando mecanismos capazes de tornar as informações do orçamento acessíveis à comunidade, para que todos conheçam melhor o funcionamento do campus. “Agora estamos colocando à disposição de todos o que chamamos de desenho do orçamento. Nele podemos vislumbrar todos os números existentes na proposta orçamentária, demonstrando de forma clara os destinos de cada verba”, explica Elisângela.

 

Orçamento - histórico recente

O planejamento orçamentário se baseia em estimativas – sendo sua execução mais uma possibilidade que uma obrigatoriedade. Ele também sofre alterações por fatores internos e externos. A tabela abaixo apresenta um resumo dos últimos três anos.

Tabela corrigida

 * Após separação dos valores para a reserva técnica (5%) e as ações institucionais (15%).


 O documentos relativos ao Orçamento 2017 e os desenhos orçamentários de 2015 e 2016 estão disponíveis nos links abaixo:


DESENHO ORÇAMENTO 2015

DESENHO ORÇAMENTÁRIO 2016

DESENHO ORÇAMENTO 2017

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO CAMPUS SATUBA PARA 2017

SOLICITAÇÃO DE AMPLIAÇÃO DA LOA 2017