Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba realiza Encontro Pedagógico

Campus Satuba realiza Encontro Pedagógico

por Adriana Cirqueira publicado: 17/04/2018 07h44, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Proen fala sobre a reestruturação dos planos de curso

Proen fala sobre a reestruturação dos planos de curso

Começou na manhã desta segunda-feira (16) o Encontro Pedagógico do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba. O evento acontece das 8h às 17 horas no auditório do campus.

Anselmo Lucio Arroucha Santos, diretor geral, Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino (DE) e Francisco Rafael da Silva Pereira, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) compuseram a frente de honra e deram as boas vindas aos presentes.

A pedagoga Maria Verônica de Medeiros Lopes, chefe do Departamento de Articulação Pedagógica do Ifal falou aos presentes sobre os desafios que se apresentam aos servidores do Ifal nesta fase de mudanças nos planos de curso da instituição. "Desde 2016 estamos trabalhando nisso e, o seminário da semana passada nos apresentou formar de realizar esse trabalho", afirmou a pedagoga.

Ao tratar o processo de planejamento da Proen, que nesse momento tem como foco a reestruturação do ensino médio integrado no Ifal, Margarth Nunes da Silva, pedagoga, chefe do Departamento de Educação Básica, falou do trabalho da comissão central que orientará o trabalho de reestruturação. "Cada campi terá a sua comissão onde, através da Pedagogia e da DE, todos estarão representados - o que não significa que internamente a discussão não posso ser feita para que se possa chegar em um melhor resultado"

Após o intervalo houve a apresentação das experiências exitosas do Campus Satuba em 2017 relacionadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, às atividades dos sábados letivos temáticos, à Fecit e ao Dia da Consciência Negra.

As atividades no período vespertino foram iniciadas com uma apresentação musical realizada pelos servidores Fabrício, Harlisson e Ademar que apresentaram um pout-pourri de forró e xote. Depois o momento cultural, os presentes tiveram acesso a diversas informações relacionadas ao setor de administração do Campus. Laudenice de Araújo, diretora de Administração apresentou algumas das atribuições da diretoria e suas peculiaridades.

Conforme explicou Laudenice, "mesmo sendo um evento do ensino, da parte pedagógica, é necessário que os professores conheçam os trâmites das atividades meio da instituição. As atividades cotidianas necessitam dos trabalhos que são realizados por técnicos, como compras, solicitações de veículos, capacitações, diárias e passagens, requisição de material, ajuda de custo para os discentes e diversos outros", explicou a diretora.

Após o intervalo para o lanche da tarde, servido como de praxe, com alimentos produzidos no campus, aconteceu um momento com o servidor Paulo Casado, que passou informes sobre o setor de Tecnologia da Informação (TI), seguida da palestra "Como adquirir um bem/material ou contratar um serviço", do servidor Jorge Vaz, coordenador de Suprimentos.

O encontro segue na terça-feira (17) com a seguinte programação:

Manhã:

Funcionalidades e esclarecimentos sobre o SIGAA: Anderson Maia de Albuquerque – Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas Acadêmicos

Intervalo: Coffe break

Acompanhamento de frequências para os programas de Assistência Estudantil: Adeilton Menezes de Oliveira - Chefe do Departamento de Assistência ao Educando
Orientações sobre preenchimento da PIT, Horários Individuais e plano de ensino: Francisco Rafael da Silva Pereira – Chefe do Departamento de Apoio Acadêmico

Tarde

Orientação sobre Plano de Ensino:
Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano
Sandra Sebastiana dos Santos - Pedagoga Atuação do NAPNE
Valeska de Souza Duarte – Coordenadora do NAPNE

Intervalo: Coffe break