Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba conquista múltiplos credenciamentos na Fenecit 21
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba conquista múltiplos credenciamentos na Fenecit 21

Qualidade das pesquisas abre portas para rotas nacionais e internacionais
por Adriana Cirqueira publicado: 26/11/2025 09h27, última modificação: 26/11/2025 12h02
Exibir carrossel de imagens 1º lugar em Ciências Biológicas

1º lugar em Ciências Biológicas

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba celebrou um desempenho notável na 21ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit 21), realizada no período de 18 a 22 de novembro de 2025. Os destaques garantiram credenciais que abrem caminho para a participação da instituição em importantes eventos científicos no Brasil e no exterior.

A Fenecit 21, que tem como objetivo estimular e investir no potencial de pesquisa de jovens cientistas - desde a educação infantil até o ensino técnico, é uma plataforma crucial para que os/as estudantes possam apresentar seus trabalhos e obter credenciais para eventos de âmbito nacional e internacional.

O evento foi sediado no Shopping Camará, localizado em Camaragibe, na região do Grande Recife. A programação incluiu a exposição de projetos de pesquisa oriundos de diversos estados do Brasil e de outros países e culminou com a avaliação rigorosa dos trabalhos por uma banca especializada e, posteriormente, uma cerimônia de premiação e credenciamento feiras internacionais e nacionais.

Discentes e orientadores/as do campus Satuba demonstraram um excelente desempenho nesta 21ª edição da Fenecit, comprovando a qualidade da pesquisa que vem sendo desenvolvida no campus. Todos os seis trabalhos inscritos foram credenciados, sendo quatro deles premiados. Entre os/as servidores/as orientadores/as e coorientadores/as envolvidos/as nos trabalhos premiados estão: Rui Fernando da Silva, Genilda Castro de Omena Neta, Araken Cavalcante Neto (coorientador), Davi Carnaúba de Lima Vieira e Norma Candida dos Santos Amorim (coorientadora).

Na área de Ciências Biológicas, Satuba teve 3 trabalhos classificados entre os primeiros, sendo: em 1º lugar, "Desenvolvimento e Construção de Modelos Tridimensionais Didáticos para o Aprendizado de Microbiologia, em 2º "Estudos de Inibidor e da Supressão Alimentar em Leonotis Nepetifolia (Lamiaceae) e Guarea Guidonia (L.) Sleumer (Meliaceae) sobre Spodoptera Frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)", e em 4º "Entomofauna Edáfica Associada ao Sistema Agroflorestal e Monoculturas no Ifal Campus Satuba, Alagoas". Já na área de Engenharias ficamos com o 4º lugar com o projeto "Desenvolvimento de Kit para Foguetes Educativos".

Fenecit 21De acordo com Araken, a principal consequência desse desempenho é o conjunto de credenciais obtidas, que confere aos trabalhos a possibilidade de participação em grandes eventos futuros. "O Ifal Campus Satuba garantiu vagas para a rota internacional. No cenário nacional, os projetos credenciados poderão ser apresentados em eventos em Rondônia e Paraná ", explicou o servidor.

Orientados por Genilda, o projeto classificado em 1º lugar, foi credenciado para participar da EXPO Ciência Nacional, no Chile, e o 4º para a FITEC, em Londrina, Paraná. O projeto classificado em 2º lugar, orientado por Rui, está apto para a Feira Internacional de Inovação, ciência, energia e engenharia de Izmir, Turquia. Já o projeto orientado por Davi classificado em 4º lugar tem credenciamento para o IRS - International Research School Rússia.

Além dos projetos premiados, o projeto "Comparação do Efeito de Extratos Alcoólicos De Guarea Guidonia (L.) Sleumer (Meliaceae) no Desenvolvimento de Spodoptera Frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)", está credenciado a participar de um evento científico no NISI - Encuentro nacional e internacional de semilleros de investigacion, na Colômbia, e o projeto "Avaliação da Inibição Alimentar em Spodoptera Frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) com Extratos de Leonotis Nepetifolia (Lamiaceae)", está apto a participar de um evento científico no Instituto MOCAM, em Rondônia, ambos projetos foram frutos da orientação do Prof. Rui e coorientação do técnico de laboratório Araken.

O discente Guilherme de Oliveira Santos, um dos autores do trabalho premiado em 1º lugar em Ciências Biológicas, relatou que a Fenecit foi uma experiência incrível. Ele afirmou ter aprendido muito com os palestrantes e apresentado seu projeto para um público diversificado. Além disso, conheceu pessoas novas e fez networking com outros estudantes e profissionais da área. Segundo ele, foi uma vivência enriquecedora que o inspirou a continuar trabalhando em projetos inovadores.

Fenecit 21Araken esclarece que "as credenciais representam um importante reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida em Satuba, abrindo portas para a busca de financiamento necessário. No entanto, a concretização dessas viagens e a participação efetiva nos eventos científicos dependem da captação de recursos e do apoio financeiro de parceiros e órgãos de fomento".

Uilliane Faustino de Lima, diretora-geral do campus, reafirmou sua firme percepção sobre as possibilidades de educação e desenvolvimento científico ofertadas pela instituição e a qualidade e empenho dos profissionais do Ifal Satuba. “É com imenso orgulho que celebramos o desempenho dos nossos estudantes e orientadores na 21ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia. Os resultados alcançados foram extraordinários! As equipes conquistaram posições de destaque e múltiplos credenciamentos para eventos de abrangência nacional e internacional, o que reafirma a excelência da pesquisa realizada no Ifal Satuba. Este reconhecimento amplia horizontes e coloca, mais uma vez, o nome do nosso campus em evidência, demonstrando que estamos no caminho certo para formar jovens protagonistas e inovadores”.

Para saber mais sobre a 21ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia acesse o site do evento clicando aqui.

 

Fotografias do evento