Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Campus Satuba apresenta o projeto do Núcleo de divulgação científica na Bienal

Campus Satuba apresenta o projeto do Núcleo de divulgação científica na Bienal

por Adriana Cirqueira publicado: 08/10/2017 23h16, última modificação: 16/10/2023 10h58

Projeto de ensino do Campus Satuba, o Núcleo de Divulgação Científica foi apresentado hoje no stand do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Coordenado pela jornalista Adriana Cirqueira Freire, o projeto tem três colaboradores: Jair Brian Anthony Azevedo de Oliveira, Kristhyan Davinny Nascimento Santos e Sâmara Thais da Silva, alunos do curso superior em Tecnologia em Laticínios.

Das 18h às 21h, as pessoas que visitaram o stand do Ifal puderam escutar e entender um pouco mais sobre divulgação científica e sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão do Ifal Campus Satuba. Segundo Adriana, coordenadora do projeto, a divulgação científica busca tanto a disseminação do conhecimento científico quanto a estimulação do interesse e da curiosidade científica. "O núcleo, além de auxiliar na formação escolar atuará no sentido de levantar reflexões relevantes para a formação de cidadãos críticos e bem informados, capazes de opinar sobre as diferentes questões relacionadas à ciência, tecnologia, inovação e outros temas de interesse da sociedade", explicou.

Durante a apresentação os colaboradores do Núcleo demonstraram a pertinência do projeto, seus objetivos e metas. Jair explicou que a divulgação científica é muito importante e precisa de um maior destaque nas atividades do instituto. " O projeto pretende viabilizar a criação de um canal de interlocução entre os conhecimentos científicos produzidos no Ifal e a comunidade, tratando de temas relevantes e que fortaleçam a integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão", explanou o estudante.

Iniciado em setembro, o Núcleo ainda está na fase de pesquisas. "Estamos tabulando os dados da pesquisa realizada com 200 alunos do campus para uma análise preliminar do nosso público interno", informou Sâmara. "Nesta primeira fase, que vai até dezembro, estamos fazendo pesquisas de campo e bibliográfica para embasar a segunda fase, que será a escolha de projetos e a escrita de diferentes textos para sua divulgação", complementou a estudante.

Entre os visitantes da Bienal que assistiram a apresentação, Rita de Cassia dos Santos Silva, 48 anos, funcionária pública e aluna do Ifal Campus Maceió considerou a iniciativa promissora e deixou diversas sugestões para potencializar as ações do núcleo. "Essa proposta é muito importante e necessária. Os conhecimentos gerados na academia precisam chegar à sociedade. Vocês podem realizar exposições em locais com muita frequência de pessoas, como feiras e shoppings, por exemplo", sugeriu Rita.

Serão oferecidos oficinas e palestras aos colaboradores e voluntários, em datas e locais a serem definidos, sobre as
temáticas relacionadas às atividades do núcleo. Os eventos serão abertos à comunidade interessada. "A priori, as atividades do núcleo serão restritas ao campus mas, com os desdobramentos futuros, o projeto fará visitas às escolas públicas, assentamentos, associações, congressos, entre
outros, para a disseminação do conhecimento científico em geral (de acordo com a clientela) e divulgação das atividades científicas desenvolvidas no campus", informou a coordenadora do projeto.