Notícias
Campus Satuba apresenta 15 projetos de pesquisa neste último dia de Conac
Neste terceiro dia do II Conac foram apresentados 15 projetos de pesquisa dentro da programação do Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) – dois pela manhã e 13 no período da tarde.
Os trabalhos no período da manhã foram na área de Ciências Biológicas, com os temas “Controle de qualidade microbiológica de goma de tapioca e polpa de açaí” e “Crescimento microbiano e aceitabilidade sensorial do queijo ricota enriquecido com mucilagem de chia”, foram apresentados, respectivamente, pelos bolsistas Celso Ritir Batista e Levi Almeida Cavalcante Lima, do curso superior em Tecnologia em Laticínios.
Em sua apresentação, o bolsista Celso Ritir passou dados sobre as amostras coletadas e analisadas, informando que foram encontrados níveis consideráveis de contaminação. "É importante e necessário que se aumente o rigor nos processos para garantir a qualidade e a segurança desses alimentos pois os dois estão sujeitos à contaminação microbiana devido aos processos de produção e consumo", explicou Celso.
Os nove projetos apresentados e avaliados na sala 4 do bloco C foram desenvolvidos no Campus Satuba na área de Ciências Agrárias. Na sala 5, com a mesma temática, foram mais quatro de Satuba e outros quatro de Murici.
Entre os trabalhos apresentados na sala 4 estavam “Extrato de cyperus rotundus como enraizador alternativo de estacas de aceroleira” e “Substratos alternativos para a produção de mudas de aroeira-do-sertão”, orientados pela professora Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da Cunha e apresentados pelos bolsistas Yasmym Amancio do Nascimento e Alexsandro Santos Silva, respectivamente. Apresentado pelo bolsista Victor da Silva Pereira , o projeto “Comercialização de peixes nas feiras livres do município de Arapiraca” tratou das condições e da problemática que envolve o manejo e a comercialização de peixes na maior cidade do agreste alagoano. O projeto é orientado pelo professor Daniel de Magalhães Araujo.