Notícias
Boletim AgroSpace publica sua 1ª edição
Saiu a primeira edição do Boletim AgroSpace, publicação construída durante o projeto de ensino "O boletim astronômico como campo de prática de redação e pesquisa interdisciplinar no ensino médio". A iniciativa foi aprovada pelo Edital n. 08/2024 da Pro-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e é vinculada ao Polo Olímpico em Astronomia e Astronáutica (@astrosatuba), do Campus Satuba.
O objetivo do projeto, voltado para estudantes do ensino médio, foi desenvolver o interesse por ciência aliado à prática textual. Os alunos participantes foram convidados a escrever artigos integrando astronomia e astronáutica a temas de suas diversas disciplinas escolares, desde matemática e física, até agropecuária e agroindústria, passando por história e filosofia.
Segundo o coordenador do projeto, o servidor Pedro Barros, a ideia surgiu a partir da sua formação e da sua experiência nos clubes de astronomia de que faz parte. "Queria fazer um projeto que tivesse a ver com astronomia, mas também com minha formação [jornalismo]. Já trabalhei de várias formas com boletins astronômicos, seja escrevendo, editando ou pesquisando sobre eles. É uma experiência bem bacana e queria compartilhar um pouco dela com os mais jovens", explicou.
Redação e pesquisa
Foram realizados três encontros formativos: o primeiro, mais introdutório, apresentou como funcionaria o projeto e abordou conceitos como divulgação científica, astronomia e astronáutica; o segundo teve como tema a pesquisa, seja ela "à moda antiga", na biblioteca, ou através de recursos avançados do Google; e o terceiro abordou a leitura e escrita de textos de divulgação científica.
O quarto e último encontro foi realizado no dia 10 de fevereiro, momento em que os autores dos artigos falaram sobre seus temas e suas experiências de pesquisa e escrita. "Esse projeto foi algo que nos tirou um pouco da rotina. Gostei da possibilidade de escrevermos sobre o que quiséssemos, não termos temas predefinidos", contou o estudante Kauã Vitor, do 2º ano de Agroindústria.
A coorientadora do projeto, a professora de Língua Portuguesa Dayanne Lima, ressalta que a importância de um projeto como esse é permitir a prática de redação num contexto mais real. "Você não está escrevendo simplesmente para tirar uma nota e passar numa disciplina. Você está escrevendo sobre algo pelo qual se interessa para um público real e não meramente para um professor corrigir", explicou.
Acompanhe o boletim!
Os artigos produzidos durante o projeto começaram a ser publicados nesta [...], com edições quinzenais. O primeiro número traz o artigo da bolsista do projeto, Aisha Layla da Silva, do 3º ano de Agropecuária: "Luz, prisma e barraco científico: como descobrimos a composição química das estrelas" conta como a astrônoma britânica Cecilia Payne descobriu de que as estrelas são feitas apenas através da luz.
"Eu gostei muito de escrever o artigo pois foi algo que pude relacionar com química (minha matéria favorita) e aprendi muitas coisas. Além do fato de que a protagonista do meu artigo é uma mulher cientista que eu ainda não a conhecia. Ver nossas produções sendo publicadas torna essa experiência ainda mais especial", contou Aisha.
Você pode acompanhar os boletins através do link abaixo ou através dos murais do Campus.