Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Aula inaugural marca início das atividades do Programa Mulheres Mil

Aula inaugural marca início das atividades do Programa Mulheres Mil

A solenidade reuniu 72 trabalhadoras da agricultura familiar da região
publicado: 01/02/2024 15h00, última modificação: 05/02/2024 09h46
Exibir carrossel de imagens Mykesio Max/Comunicação MST Alagoas Mesa e estudantes

Mesa e estudantes

Adriana Cirqueira e Livia Muniz

Ocorreu nesta terça-feira (30), no Centro de Formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)  Zumbi dos Palmares, em Atalaia (AL), a aula inaugural do Curso de Produção de Leite e Derivados, do Programa Mulheres Mil,  realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. A solenidade marcou o início das atividades do curso.

Estiveram presentes na solenidade a Diretora Geral do Campus Satuba, Uilliane Faustino; O Pró-Reitor de Extensão do Ifal Gilberto Neto; a Diretora Nacional do MST, Débora Nunes; a Secretária do Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva;  A Secretária de Mulheres da Central Única de Trabalhadores Lenilda Lima; a Coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil em Alagoas, Ilka Cedrin; A Supervisora local do Programa Mulheres Mil no Campus Satuba, Francine de Oliveira; e Débora Alves, representando o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros.

Gilberto Neto - Proreitor de Extensão do IfalO Pró Reitor de Extensão agradeceu o empenho das servidoras responsáveis pelo programa e das estudantes e demais mulheres envolvidas na organização. Falou da importância da agricultura familiar e da parceria do Ifal com sua presença em todas as microrregiões do estado, sempre atuando em prol de uma formação de qualidade.

A Diretora-Geral Uilliane Faustino também reforçou o compromisso do Ifal com as trabalhadoras rurais e os movimentos sociais. “A aula inaugural do Programa Mulheres Mil representa não apenas o início de um programa educacional, mas também o compromisso com  a igualdade, a inclusão e o fortalecimento das mulheres em nosso meio”, afirmou a DG.

Uilliane Faustino - DG do Ifal SatubaUilliane frisou que “Aproximar o campus dos movimentos sociais é mais do que um compromisso institucional; é um ato de responsabilidade social e um passo fundamental para construir pontes entre a teoria acadêmica e a prática vivida por aqueles que estão na vanguarda das questões sociais”.

Francine de Oliveira, supervisora local do programa, explicou que o objetivo do curso é oferecer uma formação técnica sensível às questões sociais e ambientais da região, capacitando as estudantes a atuarem no processamento e produção de leite e seus derivados, como iogurtes , manteiga, queijos e doces. “Desta forma, é possível fornecer produtos de qualidade à sociedade, ao mesmo tempo em que promove a geração de renda para as trabalhadoras rurais”, frisou.

Palestra de aberturaA palestrante da aula inaugural foi Leone Silva, Gerente Executiva de Povos Tradicionais e Direitos Humanos do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral).  O tema da palestra foi "Mulheres do campo e desenvolvimento sustentável: o papel transformador da educação".

Sobre o Programa

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Vinculado ao Ifal Campus Satuba, o Programa capacita atualmente cerca de 72 mulheres trabalhadoras da agricultura familiar integrantes do Movimento de Trabalhadoras/es Rurais Sem Terra - MST.