Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Aula Inaugural apresenta o campus e aborda as perspectivas para 2017

Aula Inaugural apresenta o campus e aborda as perspectivas para 2017

por Adriana Cirqueira publicado: 24/04/2017 12h21, última modificação: 16/10/2023 10h58

Antecedida pela performance musical de Mykael Almirante, aluno do 3 ano do curso técnico de Agroindústria, a aula inaugural do ano letivo de 2017 no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas aconteceu no espaço Multieventos do campus na manhã desta segunda-feira (24). Com a audiência composta por alunos novos e seus familiares, alunos veteranos e servidores efetivos e terceirizados, que lotaram o espaço disponibilizado, o evento foi iniciado com a veiculação do vídeo institucional do Ifal.

A mesa de abertura foi composta por Anselmo Lucio, diretor geral do campus Satuba, Laudenice de Araújo Matias, diretora de Administração, Adriano Araújo, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico; Adeilton Menezes; chefe do Departamento de Assistência Estudantil, Francisco Rafael, chefe do Departamento de Gestão Agropecuária, Luciano Araújo, chefe do Departamento de Administração e Manutenção e José Luis Eduardo, presidente do Grêmio Estudantil Miguel Guedes de Nogueira.

Em sua fala de boas-vindas, Anselmo Lucio, diretor geral do Campus Satuba frisou a importância do evento e falou da expectativa e responsabilidade que marcam todo início de jornada ou projeto. "Estamos muito felizes em recebê-los aqui hoje. Esperamos honrar a confiança depositada em nossa escola e quero que saibam que nossa equipe fará o que estiver ao nosso alcance para cumprir nosso papel institucional", afirmou o diretor. Anselmo lembrou ainda das turmas que estão saindo - terminando seus cursos e partindo para uma nova fase: "Esse tempo de transição entre o final de um ano letivo e o começo de outro marca início de novas caminhadas e estamos a disposição e comprometidos para, a despeito da limitação orçamentária e outras dificuldades que enfrentaremos no ano de 2017 - como as reformas da previdência, política e do ensino médio e todas as consequências que, em maior ou menor grau, atingirá a todos - continuarmos empenhados em fazer com que tudo transcorra de forma a garantir o êxito de nossos alunos".

Laudenice Matias, diretora de administração e Francisco Rafael, chede do Departamento de Gestão Agropecuária explicaram brevemente suas atribuições, agradeceram e parabenizaram aos pais presentes, se colocando a disposição para o que fosse necessário. O estudante José Luis Eduardo, presidente do Grêmio Estudantil também deu as boas vindas aos novos alunos, falando sobre o que é e para que serve o grêmio e informando que, nos próximos dias, disponibilizará um "whatsapp" para um contato mais rápido com a entidade.

Evelin, 15 anos, aluna de AgroindústriaA dona de casa, Elielza Gomes Barroso, acompanhou a neta de 15 anos neste início de ano letivo. "Moramos em Maceió e ninguém da nossa família estudou aqui em Satuba, mas ela quis e nossa obrigação e apoiar e acompanhar", explica. Aluna do 1 ano de Agroindústria, Evelin Raquel dos Santos Soares, espera encontrar um ambiente propício ao seu desenvolvimento e que a ajude a chegar à universidade. "Não conhecia o campus e pesquisei vários cursos técnicos antes de escolher o de agroindústria. Quero aproveitar ao máximo meu tempo aqui", afirma a jovem, que cursou o ensino fundamental em escola pública.

Os setores diretamente envolvidos com a dinâmica estudantil fizeram suas apresentações. Adriano Araújo explicou como funciona o DAA: secretaria, biblioteca, setor de audiovisual, coordenações de cursos, a logística do ensino e os docentes e sobre o Sigaa e suas funcionalidades. O professor salientou a importância da presença constante da família na escola e que essa união e parceria tem impactos na vida e na qualidade dos estudos dos estudantes.

Adeiton Menezes e os servidores dos setores ligados ao DAE - serviço social, setor médico, psicologia, nutrição, consultório odontológico, Napne, coordenação de residência estudantil e logística da assistência - também tiveram a oportunidade de fazer uma explanação sobre suas atividades e passar as informações iniciais sobre os serviços oferecidos.  De acordo com Adeilton, a política de assistência ao educando visa assegurar os direitos sociais aos seus estudantes, possibilitando as condições para promover acesso, permanência e a conclusão com êxito.