Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Atividades extencionistas do Campus Satuba são apresentadas na V Mostra de Extensão do Ifal

por Adriana Cirqueira publicado: 19/08/2016 09h34, última modificação: 16/10/2023 10h58

Algumas das atividades de extensão desenvolvidas no Campus Satuba foram apresentadas nesta quinta-feira (18) na V Mostra de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dentro da programação do I Congresso Acadêmico (Conac) da instituição, que acontece no Campus Palmeira dos Índios. Neste segundo dia da mostra, além do Campus Satuba, apresentaram seus projetos os campi Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Murici, Maragogi, Murici, São Miguel, Santana do Ipanema e Viçosa.

Dentre as 18 atividades extencionistas do campus apresentados estava o projeto apresentado pelo bolsista Kendelly Pereira Lira e orientado pelo professor José Antonio da Silva Madalena, sobre a produção orgânica e hidropônica de hortaliças. Kendelly explicou as atividades desenvolvidas e como sua atuação e a dos demais colaboradores do projeto podem colaborar para o aumento da qualidade de vida e  independência financeira das famílias do assentamento Cajá dos Negros.

O projeto de recuperação sustentável de pastagens degradadas através do sistema de integração lavoura pecuária é coordenado pelo professor Francisco Rafael da Silva Ferreira, foi apresentado pelo bolsista Vitor Manoel. O trabalho foi realizado com estudantes da Escola Agrícola São Francisco de Assis, localizada no município de Junqueiro – escola frequentada pelo bolsista antes de ingressar no Ifal.

Durante o desenvolvimento do projeto os alunos e alguns familiares realizaram o plantio do capim em integração com o do milho, aprendendo as técnicas e os benefícios deste tipo de cultivo. “Além dos benefícios e aprendizado proporcionado aos participantes, o projeto serviu ainda para estimular a continuidade dos estudos deste alunos, filhos de agricultores, nas carreiras agrícolas”, afirmou Vitor, explicando que mais da metade da turma pretende ingressar nos cursos do campus. Ao final do projeto, os alunos ficaram com 25% da produção de milho e o restante foi destinado a produção de ração para os animais do campus.

O bolsista Kendelly Pereira Lira apresentou um projeto orientado pelo professor José Antonio da Silva Madalena, sobre a produção orgânica e hidropônica de hortaliças. Kendelly explicou as atividades desenvolvidas e como sua atuação e a dos demais colaboradores do projeto podem colaborar para o aumento da qualidade de vida e  independência financeira das famílias do assentamento quilombola Cajá dos Negros, em Batalha.

A extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma a viabilizar a relação transformadora da instituição de ensino com a sociedade e os momentos de socialização funcionam como termômetro desta relação. As socializações dos projetos aconteceram simultaneamente em diversas salas e abordaram diferentes temáticas relacionadas a várias áreas do conhecimento, como a agropecuária, administração, matemática, artes, literatura, preservação ambiental e cultivo sustentável.