Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Atividade marca o Dia Internacional da Água no Campus Satuba

Atividade marca o Dia Internacional da Água no Campus Satuba

Alunos e servidores participam de palestra ao ar livre e trilha ecológica

por Adriana Cirqueira publicado: 22/03/2018 13h17, última modificação: 16/10/2023 10h58

Para marcar esse 22 de março, Dia Internacional da Água, as alunas e alunos do curso de Fotógrafo do Pronatec Satuba, acompanhados por outros estudantes do Proeja, servidores e funcionários terceirizados participaram de uma palestra campal seguida de uma trilha guiada na reserva de mata atlântica do campus.

Os servidores José Walter Gomes Costa, Carlos Roberto Lira e Gerson Praxedes, da Comissão do Meio Ambiente do campus orientaram os alunos desde a chegada à Casa do Meio Ambiente. Praxedes falou sobre sua luta pessoal para a criação da reserva e como a mata se recuperou rapidamente em pouco tempo, perfazendo, hoje, 75 hectares de mata, mais da metade da área da escola. Walter, presidente da Comissão, explanou sobre a importância da preservação das áreas verdes para o ciclo da água. "Temos nascentes perenes e temporárias que tem uma vasão suficiente para abastecer, diariamente, dois campus como o nosso. Infelizmente a falta de saneamento aqui em Satuba - como na maioria das cidades em nosso estado, faz com que o esgoto da cidade desça pelo terreno da escola poluindo praticamente toda essa água", explicou Valter

Anselmo Lúcio Arroucha Santos, diretor geral do campus, falou sobre a importância da águia para a vida e como esse recurso é limitado. "Pouco mais de 2% da água do planeta é doce e a maior parte dela está congelada nas calotas polares e geleiras. Apenas 0,02 está acessível em rios e lagos para nosso consumo e, mesmo assim, muitos deles estão poluídos. É essencial que possamos atuar nessa conscientização para fazer a nossa parte nessa luta", explicou o diretor.

Durante a Trilha Sambacuim os participantes da caminhada conheceram diversas árvores nativas e em extinção, também puderam apreciar grandes visgueiros, um deles centenário e um dos maiores do estado. Após essa primeira trilha houve uma incursão para conhecer duas das nascentes que existem no terreno da escola e ver alguns cursos de água formado por nascentes na propriedade vizinha. "Temos bastante água aqui, mesmo esse terreno sendo de uma usina. Temos planos para um trabalho conjunto de revitalização e pretendemos realizar um trabalho aqui que permitirá que essa vazão seja ainda maior", explicou Valter.

Adriana Rodrigues, estudante do curso de Fotógrafo do Pronatec, entende como essencial esse tipo de atividade. "A natureza precisa de equilíbrio. É necessário conscientizar as pessoas para que façam um uso consciente da água e cuidem do meio ambiente para a preservação da vida da Terra - e a fotografia pode ser utilizada para isso", analisou a jovem.

A Casa do Meio Ambiente do Ifal Campus Satuba recebe grupos de escolas públicas e privadas para visitas guiadas às trilhas e atividades educativas na área do meio ambiente.