Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Atividade educativa marca passagem do Dia Nacional de combate à hipertensão arterial

publicado: 26/04/2017 21h18, última modificação: 16/10/2023 10h58

As nutricionistas Zaira Torres e Glicia Albuquerque da Coordenação de Alimentação e Nutrição (CAN) do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba organizaram uma ação educativa para marcar o Dia nacional de combate à hipertensão arterial.

Neste dia 26 de abril, durante o horário do almoço, no refeitório do campus, as nutricionistas prepararam uma apresentação sobre as quantidades excessivas de sódio presentes em diversos produtos industrializados que fazem parte da dieta de muitos adolescentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que a ingestão de sal deve ser reduzida para menos de 5g por pessoa diariamente.

Segundo Zaira, as ações alusivas a essa data são importantes para a prevenção. "Pela alta prevalência da doença, inclusive entre adolescentes, achamos importante realizar essa atividade neste dia, fazendo a demonstração da quantidade de sódio consumida quando alguns produtos são ingeridos", analisa.

"Percebemos que os alunos desconhecem o que é e o que causa a hipertensão arterial e seus perigos para a saúde", explica Glícia. A nutricionista explica que grande parte dos jovens prefere alimentos com altos teores de sódio sem ter a correta noção dos males que isso pode acarretar.

Anderson Vieira Bandeira, aluno do 6 período do curso superior de tecnologia em laticínios considera a iniciativa muito importante e acredita que elas poderiam acontecer com mais frequência. "Muitos alunos optam por uma alimentação pouco saudável, rica em açúcares, gorduras e sódio. O acesso à informação sobre esse tema ajuda a conscientizar", afirma o estudante.

Ainda se familiarizando com o campus, Helder Armando Chagas, 15 anos, estudante do 1 ano B do curso técnico de Agropecuária, ouviu com atenção as explicações e afirmou desconhecer o excesso de sódio nos alimentos apresentados e como isso impacta negativamente na saúde."Escolhi o Ifal pela qualidade da educação, para ter oportunidade de aprender mais", disse, demostrando que isso está acontecendo mesmo no refeitório.