Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Setor de Nutrição do campus realiza acompanhamento nutricional personalizado

Setor de Nutrição do campus realiza acompanhamento nutricional personalizado

O serviço de orientação e acompanhamento nutricional está disponível a todos os estudantes do campus
por Adriana Cirqueira publicado: 21/12/2022 12h25, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Acompanhamento nutricional do estudante Antonio Ferreira 2

Acompanhamento nutricional do estudante Antonio Ferreira 2

O Setor de Nutrição do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba além de promover o fornecimento de refeições saudáveis e equilibradas aos alunos através da fiscalização do serviço de empresa terceirizada no refeitório do campus realiza atendimentos nutricionais individualizados através de agendamentos no setor.

Entre os atendimentos realizados no ano de 2022, Zaira Camerino, nutricionista do campus, destacou o caso do estudante de 17 anos, Antonio Ferreira de Lima Filho, do 2º ano de Agropecuária. Após quatro meses de acompanhamento nutricional, Antonio eliminou 16 kg e, além de estar mais saudável, está satisfeito com sua evolução e vem colhendo bons frutos desta mudança de hábitos .

Quando procurou o Setor de Nutrição, em 10 de agosto, Antonio pesava mais de 100 quilos e seu objetivo era perder peso. "Ele relatou não ter o hábito de tomar café da manhã e beliscar muito durante o dia e ter preferência por alimentos como macarrão e salsicha. Elaborei o seu plano alimentar respeitando a sua rotina e hábitos alimentares", Zaira também esclareceu ao estudante a importância do café da manhã por ser a primeira refeição do dia para dar energia e melhorar a concentração especialmente para quem estuda pela manhã.

Após 2 meses de acompanhamento Antonio havia perdido 11 Kg e hoje, após 4 meses, está com 85 kg e chegando mais perto de sua meta que é chegar aos 75Kg. "Após atingirmos a meta irei traçar um plano alimentar para manutenção de peso", complementa. Zaira salienta que o atendimento nutricional tem o objetivo de ajudar as/os estudante do campus na melhoria do aprendizado e qualidade de vida.

Antonio ficou sabendo do acompanhamento nutricional oferecido pelo campus através de uma colega de turma. Procurou a nutricionista com o objetivo principal de perda de peso e também pelo histórico de diabetes de sua família. "No começo, pensei que seria difícil, principalmente porque passei a tomar café da manhã, mas com o decorrer do tempo e seguindo as orientações da nutricionista e as pesagens periódicas percebi que o processo estava funcionando e isso me motivou ainda mais" explicou o estudante.

A mudança logo se refletiu em seu cotidiano. "A quantidade e variedade de alimento que eu consumia mudou e com dois meses já percebi a necessidade de mandar apertar minhas roupas e isso me deixou bastante satisfeito, Agradeço à Zaira por me orientar e apoiar durante esses 4 meses", completou Antonio.

O atendimento nutricional é o principal meio pelo qual o profissional de nutrição pode construir uma orientação alimentar adequada. Para ter acesso a este serviço o estudante deve procurar o setor de nutrição e agendar dia e horário com a nutricionista.

O serviço faz parte do Programa de Assistência à Saúde (Pass), vinculado ao Setor de Saúde Escolar e tem o objetivo de  contribuir para a saúde e bem-estar dos estudante como também sua permanência com qualidade e conclusão com êxito nos cursos da instituição. O Pass compõe a Política de Assistência Estudantil do Ifal.

Para saber mais acesse:

Política de Assistência Estudantil do Ifal

Setor de Alimentação e Nutrição
☎️ Telefones: 2126-6564 (setor) / 2126-6572 (refeitório)
📧 E-mail: dae.nutricao.satuba@ifal.edu.br