Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Artifal inicia aulas de teatro e música no Campus Satuba
conteúdo

Notícias

Artifal inicia aulas de teatro e música no Campus Satuba

por Adriana Cirqueira publicado: 07/05/2018 12h08, última modificação: 16/10/2023 10h58
Breno em aula de teoria musical com os alunos do Artifal

Breno em aula de teoria musical com os alunos do Artifal

O Programa Institucional de Extensão do Ifal (Artifal), do Campus Satuba, iniciou na última sexta-feira (04), os cursos de teatro e música. As aulas de teatro acontecem às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h e as de música às sextas-feiras das 13h30 às 16h30. 

Segundo Valeska, o curso de teatro trabalhará com oficinas de jogos teatrais, expressões dramáticas e demais técnicas de preparação de ator e construção de personagem, Sua culminância se dará com a montagem de textos baseados em discussões sobre a realidade contemplando temáticas infantis e adultas. O  curso acontece sob a orientação das professoras Valeska de Souza Duarte e Anne Delly Gomes Leão. 

Os objetivos das aulas de teatro são empoderar os jovens e formar platéias, valorizar a arte e refletir a realidade por meio da arte, informa a professora. "Considero importante pelo fato de estimular o conhecimento de maneira lúdico e prazerosa que a arte proporciona. Ao mesmo tempo promove o empoderamento dos jovens a partir do contato com a arte", finaliza Valeska.

Já o curso de música está sob a orientação da servidora Adriana Cirqueira e do professor voluntário Breno Pereira, estudante do 8º período de Música da Universidade Federal de Alagoas. Com aulas teóricas e práticas, o curso preparará os alunos para ler partituras, cantar em uníssono e em divisão de vozes (com acompanhamento e à capela) e realizar arranjos musicais simples. 

De acordo com Breno um curso de música não pode prescindir da teoria musical. "Vamos ensinar a teoria de forma simples e de fácil compreensão para que o aluno possa utilizar sua criatividade com conhecimento", explica. Nas aulas serão apresentadas a teoria musical, técnicas de solfejo, ditados rítmicos e melódicos, exercícios para afinação, respiração, projeção, repertório, etc.

Segundo Adriana, o repertório será prioritariamente de musicas brasileiras e à capela. "Esta forma de cantar tem um elevado grau de dificuldade. Requer estudo e dedicação pois os erros são mais perceptíveis ao público que o canto acompanhado por outros instrumentos. Músicas com acompanhamento também serão trabalhadas", explicou. 

As inscrições para os cursos foram prorrogadas até o dia 11 de maio. Os interessados devem procurar os bolsistas e colaboradores do Artifal. Além dos cursos de teatro e música, o programa está inscrevendo também para o curso de dança. As aulas de dança terão início em agosto sob a supervisão da professora Tâmara Lúcia dos Santos Silva.