Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Arraiá do Bené mantém a tradição das 'Festas Juninas' no Campus Satuba

Arraiá do Bené mantém a tradição das 'Festas Juninas' no Campus Satuba

A edição 2023 do tradicional evento que celebra a cultura nordestina animou última sexta-feira de julho
por Adriana Cirqueira publicado: 31/07/2023 16h43, última modificação: 16/10/2023 10h59

A tradicional festa típica "Arraiá do Bené", animou o Espaço Multieventos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba na última sexta-feira (28).   "Bené" é uma referencia ao nome da biblioteca do campus: Biblioteca Benevides Valente Monte (BBVM).

Com muito forró, comidas típicas, apresentações culturais e sorteio de brindes, a  8ª edição do "Arraiá do Bené" promoveu ainda o concurso que envolveu os estudantes em animadas torcidas e protagonizou um uma acirrada disputa pelos títulos de Agro Boy e Agro Girl 2023.

Ao dar as boas-vindas aos/as servidores/as, estudantes e funcionários/as das empresas contratadas, Uilliane Faustino de Lima, diretora-geral do campus, pontuou a importância do evento e desses momentos de confraternização entre a comunidade acadêmica. "O Arraiá do Bené é um momento de celebração e confraternização, onde podemos apreciar o valor que a cultura tem em nossas vidas e em nosso campus. Os eventos culturais têm o poder de unir as pessoas, fortalecer laços e promover a diversidade. Agradeço a todos que se dedicaram a tornar este evento possível e reforço a importância de cultivarmos a cultura em nossa escola. Vamos juntos, com alegria e entusiasmo, celebrar a riqueza de nossa identidade cultural", exortou.

O trio de forró responsável pela animação da festa era formado pelo pelo professor Harlisson Ferro, na sanfona, o satubense Maciel, na zabumba e Abner, egresso do campus, no vocal e no triângulo. Harlisson, que já participou, com o mesmo trio, de outras edições do "arraiá", afirmou ser gratificante dar sua contribuição como professor e como sanfoneiro.

Ao falar sobre o forró e o Nordeste, Harlisson afirma: "O período junino  é muito bonito pelo que ele representa em cultura: fazendo uma analogia com as raízes, ele é para o Nordeste o que dá sustentação à cultura popular. Uma planta que não tem raiz sequer vive quanto mais produz frutos". Para o docente é essencial "conservar nossas tradições através de momentos que integrem essa arte, envolvendo os alunos nesse tipo de evento que também faz parte da nossa cultura das nossas origens e, como eu falei, das nossas raízes".

O evento teve como mestre de cerimônias o servidor Ademilson Gaudino, que conduziu as atividades. A vencedora do concurso Agro Girl  2023 foi  Lara Melyssa Barbosa Leite, 2º B de Agropecuária e João Victor Siqueira da Silva, do 3º C de Agropecuária foi eleito Agro Boy 2023.

Historicamente organizado pela bibliotecária Aparecida Maria da Silva, a 'Cida', afastada para cursar seu doutorado, a edição 2023 do Arraiá do Bené foi realizada por uma comissão formada por servidores do campus em parceria com estudantes do Grêmio Estudantil Miguel Guedes Nogueira (GEMG), sendo:

Se você tem um e-mail institucional do Ifal, pode conferir as fotos do evento em:

Arriaiá do Bené