Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Turmas de 1980 comemoram 40 anos de conclusão

Turmas de 1980 comemoram 40 anos de conclusão

Encontro teve missa e visita às instalações da escola
por Adriana Cirqueira publicado: 15/01/2020 09h56, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Imagens cedidas pela Comissão Organizadora do evento Ex-alunos do triênio 78/80

Ex-alunos do triênio 78/80

Mais de 80 pessoas participaram, no último sábado (11), na capela do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba, da missa em ação de graças pela passagem dos 40 anos de formatura das turmas de 1978 a 1980, na então Escola Agrotécnica Federal de Satuba (EAFS), celebrada pelo Padre Antonio Melo de Almeida, ex-aluno de uma das três turmas do triênio.

Padre Antonio Melo de Almeida

Conforme relata Suely da Rocha Barros, ex-aluna que atuou na organização da missa,  a ideia do encontro surgiu após um sonho do ex-aluno Antônio Gomes da Graça: "ele sonhou que estava andando e conversando com as pessoas pelos corredores e dormitórios do Colégio de Satuba na década de 78. Acordou assombrado e, reunindo os contatos de alguns colegas da época (Eraldo Rocha, José W., Luiz Rocha, Carlos e João Neto), criou, em dezembro de 2018, um grupo no Whatsapp, o 'KGB'". A partir daí  ele (Mosquito), Muriçoca, Malvado, Balão, Mãe Gorda e Homem da Cobra - os apelidos eram uma tradição da escola na época - passaram a buscar contatos de colegas com o objetivo de reunir as turmas".

Segundo Suely, essa foi a quarta vez que a turma se reúne, mas antes não eram "encontros oficiais". O encontro de sábado foi o "I Encontro das turmas 1978-1980". A primeira vez do grupo na "escola" depois da conclusão, que reuniu o maior número de pessoas: 46 ex-alunos, seus acompanhantes e os convidados da comissão organizadora. Suely informou que o grupo se reuniu três vezes em 2019: em janeiro, na Praia do Peba (30 ex-alunos), em maio em São José da Tapera  (38 ex-alunos) e em setembro em São Luiz do Quitunde (42 ex-alunos).

Antonio Graça devolvendo o crucifixo de Antonio CarlosApós a missa, os participantes realizaram um passeio nas dependências do Colégio, relembrando diversos episódios. "Neste encontro, o Antônio da Graça devolveu o crucifixo de Antônio Carlos, que mora agora em Aracaju, pois o mesmo havia esquecido com ele, quando se despediram, no dia 06 de novembro de 1980", contou Suely, lembrando que o Padre Antonio, o "Motinha", era aluno da turma B e ela da turma C. "Éramos apenas três mulheres: eu, Nadja Costa e Rosiete Silva", pontua.

Estiveram presentes na celebração Valdemir Lino Chaves Filho, diretor-geral do Campus, Uilliane Faustino de Lima Gonçalves, chefe do Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM) e Clara dos Santos Cardoso, servidora aposentada da EAFS, entre outros convidados. "Foi um dia histórico e emocionante, poder participar desse reencontro dos técnicos da turma formada em 1980. Momentos como esse apenas reforçam o quanto o Ifal Campus Satuba é determinante na formação profissional e cidadã de milhares de jovens há mais de 100 anos", afirmou Valdemir.

Compareceram também os servidores do Ifal Campus Satuba José Walter Gomes Costa e José Jonas de Melo Alves, ex-diretor geral do campus, e o servidor aposentado Alonso Pereira de Farias, que fizeram parte da turma 1978-1980. A Comissão Organizadora informou que Almir Lisboa, professor de Química foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado.

Comissão Organizadora (KGB) do encontro foi formada por Antônio Gomes da Graça (Mosquito),  João Neto Oliveira Melo (Santana), José Carlos de Lima (Mãe Gorda), José Eraldo da Rocha (Muriçoca), José Willames Bezerra (Coutinho) e Luiz Silva Rocha (Balão).