Notícias
Estudantes do Pronatec visitam a Pinacoteca Universitária da Ufal
Os alunos do Curso de Fotógrafo do Pronatec do Ifal Campus Satuba realizaram sua primeira visita técnica
Turma do Pronatec Satuba sendo recebida na Pinacoteca pelo bolsista da Ufal Lucas Cavalcante
Os alunos do curso de Fotografo do Pronatec Satuba participaram na tarde desta quinta-feira de uma visita técnica à Pinacoteca Universitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima (Antiga Reitoria).
Acompanhados pelo coordenador pedagógico do Pronatec do Campus Satuba, professor Elias Santos e dos professores das disciplinas Fundamentos de Fotografia e Equipamentos Fotográficos, Adriana Cirqueira e Gustavo Boroni, respectivamente, os estudantes puderam conhecer os trabalhos expostos. Após um passeio para contemplação, o bolsista da Ufal, Lucas Cavalcante, orientou a visita guiada, apresentando a Pinacoteca e as peças da exposição "Amor, ordem e progresso", com obras de artistas da Galeria Gamma.
Os 18 estudantes visitaram os dois pavilhões e puderam conferir obras de diversos formatos. Fotografias em diferentes suportes, quadros, esculturas e outras peças chamaram a atenção dos jovens que nunca haviam visitado o espaço. Para o coordenador do Pronatec a visita técnica foi uma possibilidade de ampliar o horizonte e levar a cultura ao cotidiano dos estudantes. "Essa foi a primeira dessa turma, mas as visitas técnicas são constantes em nossos cursos pois são atividades fundamentais para a formação dos estudantes", informou.
Para o Gustavo Boroni, a Pinacoteca Universitaria da Ufal homenageia as artes visuais em Maceió. "Tantas possibilidades artísticas estão aqui, que se torna um convite para inspirar toda comunidade alagoana. Trazer os alunos do curso de Fotógrafo do Pronatec é estimular criação de novas plateias para jovens que precisam criar conexões com as artes", afirmou o professor. A professora Adriana Cirqueira aproveitou a oportunidade para fixar conceitos de composição, enquadramento, luz e apreciação estética de forma prática. "É importante exercitar o olhar e a subjetividade, mas a técnica precisa ser aprendida e fixada. Essas oportunidades são fundamentais para isso", explicou.
A estudante Sandra Regira confessou que "logo de cara" não gostou da exposição. "Assim que cheguei e vi tudo aquilo eu não gostei não. Mas com as explicações dadas durante a visita eu comecei a entender a conexão que existe entre as obras e o que a exposição queria mostrar, o significado daquilo tudo. Ai eu gostei. Gostei muito! Analisou Sandra
A Pinacoteca
Criada em 1981, a Pinacoteca Universitária nasceu com o propósito de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas, apresentando uma preocupação pedagógica em âmbito contínuo, oferecendo um espaço educativo, democrático e proativo, e concretiza seu propósito por meio do incentivo à produção artística e à execução de projetos educativos que visam integrar o público estudantil dos diversos níveis e a comunidade alagoana, ao universo da arte contemporânea.