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Alunas do Ifal propõem transformar esponjas de lavar louça em tatames sustentáveis
O que você faz quando a esponja de lavar louças fica desgastada? Cerca de 360 milhões de esponjas multiuso são produzidas por ano no Brasil e a maior parte delas é descartada incorretamente, trazendo potencial prejuízo para a saúde humana e o meio ambiente.
Um grupo de quatro alunas do 2º ano de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, com orientação do professor de biologia Rui Fernando da Silva e apoio do técnico de laboratório Araken Cavalcante, pensaram numa solução inovadora para esse problema: e se transformarmos essas esponjas velhas em tatames para atividades educacionais, fisioterapêuticas e esportivas?
A ideia das estudantes Priscila Soares, Jéssica Almeida, Giovana Clemente e Yasmim Praxedes é duplamente sustentável: além de reciclar as esponjas, traz uma nova forma de produção para o tatame, que geralmente envolve alto uso de energia, petróleo, água e pesticidas.
Em maio, essa proposta foi aprovada pelo programa Power4Girls – Empower to Lead! (ou P4G, para os mais íntimos), que visa fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social. Em 2024, o tema foi a economia circular, inspirada pelos três R’s essenciais (reduzir, reutilizar e reciclar). Vamos conhecer essa história?!
Empoderar para liderar
O P4G é organizado pela Embaixada dos Estados Unidos e implementado pelo Instituto Gloria para as Escolas Técnicas/Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas técnicas sem fins lucrativos de todo país. Ele oferece atividades de capacitação como workshops, mentorias, projetos práticos e atividades de networking para as meninas contempladas.
As capacitações ocorriam mensalmente e tinham temas diversos, como negócios, marketing e comunicação. Uma das mais lembradas pelas estudantes foi o webinar “Desconstruindo crenças limitantes”. “Muitas meninas compartilharam vivências que poderiam, em algum momento da vida, atrapalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi uma oportunidade de entender que somos capazes, que temos nosso valor, realmente desconstruindo crenças que podem estar nos limitando no dia-a-dia sem que percebamos”, contou Jéssica.
Durante o processo, nossas estudantes tiveram vários desafios. O primeiro deles foi coletar esponjas usadas para produzir os protótipos dos tatames. Elas fizeram uma campanha dentro do próprio Campus e também em três escolas de Boca da Mata/AL: Major José Tenório, Estrela Guia e São Mateus. Nesses locais, foram feitas atividades de conscientização ambiental, apresentações sobre o projeto e instalação de pontos de coleta.
Um tal de "pitch"
O desafio mais comentado, porém, foi o “pitch”, uma apresentação de poucos minutos sobre um produto ou ideia de negócio, visando atrair investimentos e compradores. Com a ajuda dos mentores Nil Everton e Danielle Botelho, as meninas tiveram que desenvolver suas capacidades de comunicação e raciocínio para elaborar seu pitch, que foi apresentado durante o evento de encerramento do ciclo 2024 do P4G, no mês de novembro, em Brasília.
Resumir todo o projeto em três minutos para uma plateia com especialistas no assunto levou cada uma das estudantes a superarem seus limites. Foram vários ensaios até o dia da apresentação. “Nossa desenvoltura em público melhorou muito do início do projeto para cá”, contou Yasmin. “Tivemos de desenvolver um pensamento rápido e nossa capacidade de comunicação”, explicou Jéssica. O pitch pode ser assistido pelo YouTube através deste link.
Aprendizados e reconhecimento
O esforço valeu a pena. Durante o evento em Brasília, a estudante Jéssica Almeida foi eleita a mais engajada de 2024 no programa. “É muito bom quando você vê seu esforço sendo reconhecido. Não que você faça as coisas esperando isso, mas ver que as pessoas estão vendo o quanto você trabalhou, ver suas amigas te apoiando e parabenizando é muito gratificante”, contou Jéssica.
Para a aluna, a experiência foi fundamental para desenvolver sua criatividade, estratégias para resolução de problemas, pensamento inovador e empreendedor. “Pudemos pensar em questões como marketing, branding, como estruturar uma empresa, etc. Foi incrível poder pensar no mundo dos negócios já na nossa idade. Muitas pessoas estudando em faculdades da área talvez ainda não tiveram uma experiência tão prática e palpável como essa”, opina.
O trabalho em equipe foi outro campo de aprendizado. “A gente deu muito certo como equipe, até mais do que esperávamos”, contou Yasmin. “Cada um colaborou e se complementou com suas qualidades”, acrescentou Rui.
Para Priscila, seu principal ganho, além de aprender coisas completamente novas, foi o de conhecer pessoas e construir contatos. “Agregou muito em nossa vida profissional e na expectativa de projetos futuros”, disse.
Já Giovana ressaltou a importância do programa para o empoderamento feminino. “Você se sente mais acolhida e confortável num ambiente só com meninas. Ver todas aquelas pessoas te apoiando é muito importante para reconhecer seu valor, que você é capaz de fazer mudanças no mundo. Quando você está lá, você sente que realmente valeu a pena”, revela.
“Foi muito legal ver o desenvolvimento delas, o cuidado do Instituo Gloria e da Embaixada em formar essas meninas”, concluiu Araken.
Parcerias e o futuro
Por terem participado do Power4Girls, as alunas estão credenciadas para participar de atividades da Embaixada dos EUA. Além disso, já começaram a chamar a atenção de apoiadores de peso: o Sebrae forneceu apoio da analista Ariana Gonçalves e da consultora Cristiana Campos e realizou uma reunião em dezembro incentivando o grupo a continuar buscando oportunidades em outros editais.
“O Sebrae está à disposição, temos todas condições de avançar. Ano que vem teremos um projeto nacional que vai apoiar startups, por isso, amadureçam esse projeto, que ele tem todo potencial”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima. Confira aqui a reportagem da Agência Sebrae de Notícias.
“Agradecemos a todos os parceiros que acreditaram na vitória das meninas. Ao Sebrae, ao Campus, à Reitoria, aos professores que nos deram muita força e nos deixaram mais confiantes para seguir com nosso projeto”, declarou Rui. “Agora a gente sabe que existem muitas oportunidades que nem imaginávamos. Já fomos ‘Power’, agora podemos ir além”, comemorou Jéssica.
Instagram: @ecomatsp4g
Contato: rui.fernando@ifal.edu.br