Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Alunos do E-tec Pró-funcionário recebem certificação

Alunos do E-tec Pró-funcionário recebem certificação

por Adriana Cirqueira publicado: 15/06/2016 09h51, última modificação: 16/10/2023 10h58

Os concluintes dos cursos de Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar do E-tec Pró-funcionário, turmas de Satuba e Maragogi foram certificados, nesta terça-feira (14), em solenidade realizada no Campus Satuba e presidida pelo reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, com as presenças de Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, pró-reitor de ensino do Ifal, Francisco Rafael da Silva Pereira, diretor geral em exercício do Campus Satuba, Ana Cristina Cavalcante Vieira, diretora de educação a distância do Instituto, Luis Antonio Costa Silva, coordenador geral do E-tec, a secretária de educação do município de Satuba, Maria Gleide Acioly, coordenadores de polo e de curso, professores do curso e equipes.

Foram certificados 39 alunos do polo Satuba e 27 do polo Maragogi. Servidores efetivos das secretarias municipais de Satuba, Maragogi e circunzivinhança, os 66 alunos participaram do curso, em modalidade a distancia, que os capacitou para o entendimento das questões essenciais vinculadas ao espaço escolar e sua manutenção, no caso dos concluintes em Infraestrutura Escolar. Os concluintes em Secretaria Escolar, foram capacitados para o desenvolvimento de ações de apoio à secretaria escolar com conhecimentos, competências e habilidades necessárias para atuarem na gestão de sistemas de ensino.

O reitor parabenizou aos alunos, familiares, professores e demais servidores presentes. Lembrou que nos últimos anos o Ifal cresceu em todas as áreas, mas que que foi a de educação a distância a que teve o maior crescimento. "A Ead encurta as distâncias e dá oportunidades ao trabalhador. Os gestores estão entendendo que o maior investimento é o investimento no ser humano", analisou. Sergio esclareceu que é o representante dos institutos federais no E-tec/ProFuncionário e que no estado, o Ifal foi única instituição que abraçou essa causa.

A oradora das turmas, Denise Araújo, do polo Maragogi agradeceu aos professores, gestores, tutores, familiares e colegas e falou das dificuldades do curso e da possibilidade de conhecer  pessoas e estreitar relações com outras. A oradora explanou sobre os desafios do processo e que modalidade a distancia foi fundamental para a conquista da qualificação.

A decisão da equipe de gestão do Ifal de proporcionar as condições necessárias para a realização do programa, foi celebrada pelo diretor em exercício do Campus Satuba. Para Francisco Rafael, as melhorias proporcionadas pela açao institucional só são possíveis com a cooperação dos parceiros. "Parabéns a gestão, montou uma equipe capaz de ajudar a formar bons profissionais. parabéns aos 66 concluintes, que levarão muito conhecimento e ação especializada para seus locais de trabalho", finalizou Rafael.

O Programa

O Programa Escola Técnica Aberta do Brasil/ Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (E-tec/ProFuncionário) oferece cursos que são destinados a servidores efetivos que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente e que estejam em efetivo exercício de suas atribuições nas Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação do Estado de Alagoas.