Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ações extencionistas do Ifal apresentam suas intervenções

Ações extencionistas do Ifal apresentam suas intervenções

Do cultivo sustentável de pastagens à fabricação de foguetes

por Adriana Cirqueira publicado: 19/08/2016 09h56, última modificação: 16/10/2023 11h45

Nest qunta-feira (18), segundo dia da V Mostra de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que acontece no Campus Palmeira dos Índios, dentro da programação do I Congresso Acadêmico Conac) da instituição, foram apresentados trabalhos dos campi Satuba, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Murici, Maragogi, Murici, São Miguel, Santana do Ipanema e Viçosa.

Durante toda o dia, professores, técnicos e alunos movimentaram as oito salas onde foram apresentados 123 dos projetos, programas ou cursos de extensão desenvolvidos na instituição, demonstrando o papel articulador da extensão para a viabilização da relação transformadora que deve existir entre a instituição de ensino e a sociedade.

Realizado pelo Campus Satuba, o projeto de recuperação sustentável de pastagens degradadas através do sistema de integração lavoura pecuária, coordenado pelo professor Francisco Rafael da Silva Ferreira foi apresentado pelo bolsista Vitor Manoel. O trabalho foi desenvolvido com estudantes da Escola Agrícola São Francisco de Assis, localizada no município de Junqueiro.

Durante a implementação do projeto os alunos e alguns familiares realizaram o plantio do capim de forma integrada ao do milho, aprendendo as técnicas e os benefícios deste tipo de cultivo. Ao final do período, os alunos participantes e suas famílias ficaram com 25% da produção do milho cultivado, sendo o restante destinado a produção de ração para os animais do campus.

Com o tema “Trabalhando com processos de leitura e produção escrita com crianças da Apala: socialização de saberes e competências linguísticas”, coordenado pelo professor Damião Augusto de Farias Santos, do Campus Maceió, o projeto apresentado pelo bolsista João Rafael Ribeiro Araújo oportunizou um momento de reflexão sobre a efemeridade da vida humana e suas pequenas e fundamentais alegrias.

O projeto se desenvolve através de diversas atividades lúdicas, como contação de histórias e pintura e incentivo a leitura com as crianças em tratamento de câncer atendidas pela instituição. “Nossa ação ajuda a alegrar o momento presente e a melhorar a concentração, o ânimo e o temperamento das crianças em tratamento”, afirma João. Segundo o bolsista, o progresso fica um pouco prejudicado pela inconstância da presença das mesmas crianças nas atividades semanais, mas não o inviabiliza.

Também do Campus Maceió, o bolsista José Jardene da Silva Ramos Junior apresentou o Projeto de Iniciação a foguetes intensivo, coordenado pelo professor Carlos Argolo Pereira Alves. Com o objetivo de despertar o interesse para a matemática, a física e a química e ó interesse dos estudantes das escolas públicas pelos cursos ofertados no Ifal, além de incentivar a participação em olimpíadas dessa áreas, o projeto pretende interiorizar as oficinas para o máximo possível de comunidades.

Além do projeto que funciona aos sábados com alunos da Escola Estadual Gilvana Ataide, são realizadas oficinas de foguetes nos municípios de Pão de Açúcar, Matriz de Camaragibe e Delmito Gouveia. Temos o maior interesse em levar as oficinas às cidades do interior, onde o acesso a esse tipo de atividade é mais difícil. Estamos nos organizando para realizar uma em Água Branca, cidade do alto sertão alagoano”, afirmou José Jardene, que foi medalhista de ouro em uma competição de foguetes realizada na Bulgária em julho de 2015.

A V Mostra de Extensão termina na sexta-feira (19) com a participação dos campi Maceió, Arapiraca, Penedo, Murici, Santana do Ipanema e Coruripe.