Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Assistência Estudantil esclarece dúvidas sobre o edital de auxílios 2021
conteúdo

Notícias

Assistência Estudantil esclarece dúvidas sobre o edital de auxílios 2021

Nesta quarta-feira (07), às 19h, o setor realizará uma live para dirimir dificuldades dos estudantes durante a inscrição
por Adriana Cirqueira publicado: 06/07/2021 16h22, última modificação: 16/10/2023 10h59

Estão abertas, até o dia 16 de julho, as inscrições para o Edital Unificado nº 01/2021/DAE, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. O processo seletivo refere-se aos programas de auxílio da assistência estudantil: Permanência, EJA, Conectividade e Alunos Conectados

Para auxiliar no procedimento de inscrição e dirimir possíveis dúvidas de todo o corpo discente, o Departamento de Assistência Estudantil (DAE) e o Setor de Serviço Social oferecem, nesta quarta-feira (07), a partir das 19 horas, no canal do YouTube da Direção de Ensino, uma live explicativa sobre o referido edital (clique para assistir).

O coordenador da Assistência Estudantil, Richard Plácido, informa que o edital se destina a atender estudantes em situação de vulnerabilidade social, incluindo aqueles contemplados nos referidos programas. A inscrição e o envio de documentação é totalmente realizada de forma virtual.

Para realizar a inscrição, é obrigatório o uso do e-mail institucional, prioritariamente, ou outro e-mail pessoal do Gmail. "Outra alteração, divergente do último edital, é exigência de conta bancária, ou seja, para realizar sua indução o/a estudante deve informar os dados bancários no próprio formulário de inscrição. A conta de estar, obrigatoriamente, em nome do/a estudante.", explica Richard.

Também é necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico, que pode ser acessado através do link abre.ai/questionarioinscricaosatuba. Para consolidação da inscrição, a/o estudante deverá providenciar toda a documentação que conste no edital e, após digitalizá-la (escanear ou fotografar), anexá-la ao formulário de inscrição.

Perguntas frequentes

Além da transmissão ao vivo, o setor preparou uma relação de perguntas e respostas frequentes para auxiliar no procedimento:

1 - Quem já está recebendo auxílio deve se inscrever na SELEÇÃO 2021?
Resposta: SIM! Todas/os as/os estudantes que desejam receber os auxílios DEVEM se inscrever na SELEÇÃO 2021 da ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL do IFAL CAMPUS SATUBA.

2 - Em julho ainda receberemos o auxílio?
Sim. Os pagamentos referentes a junho/2021, última parcela dos auxílios referentes a 2020, serão feitos agora em julho, até o dia 15/07.

3 - O formulário não está abrindo, e agora?
Tente por esse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0bPKGtXyBbLNopiPlilvhy6L38F5FoEKHZG0u-qE7ltznWQ/viewform

4 - O formulário de inscrição está com problemas na hora de anexar os arquivos.
Já aumentamos a capacidade de recebimento do formulário. Podem se inscrever normalmente. Mas prestem atenção no momento em que nós solicitamos que seja um arquivo em pdf com vários documentos. Na descrição estará assim: "Adicione tudo em um único PDF".

5 - Não tenho conta, e agora?
Todas e todos as/os estudantes precisam fazer a sua conta para participar da seleção dos auxílios da Assistência Estudantil. Pode ser em qualquer banco, seja ele digital ou não. De preferência, uma conta na qual vocês não precisem pagar taxa de manutenção. Há estudantes que estão tendo mais facilidade de abrir uma conta nos bancos digitais. Procurem por colegas que já conseguiram abrir a conta e peçam ajuda. Busquem ajuda também da família.

6 - Estou fazendo a prática profissional (estágio). Posso concorrer nos editais da Assistência Estudantil?
Sim, pode.

7 - Preciso imprimir e assinar o ANEXO III - Composição familiar?
Não. Pode preencher no arquivo editável e transformá-lo em pdf, sem assinatura.

8 - Já tenho o chip (da Oi ou da Claro), preciso solicitar novamente?
Não. O pacote de dados será renovado até dezembro/2021.

9 - Lá no formulário pede cópia das coisas, isso significa que temos que tirar xerox das coisas e depois fotografar e anexar no formulário?
Não. Você pode tirar foto dos documentos originais, sem precisar tirar cópia destes. No caso das declarações que precisam ser assinadas, tem de imprimir e assinar. Se não conseguir imprimir, pode escrever a punho.

10 - Fiz a minha conta bancária, mas o meu cartão vai demorar muito para chegar, o que eu faço?
A gente pede o extrato ou foto do cartão porque lá constam os dados bancários. Caso o seu cartão não tenha chegado, você pode printar a tela do app onde constam seus dados bancários. Lembrando que as contas devem ser abertas no nome da/o estudante que está se inscrevendo.

11 - Sou menor de idade, não tenho conta e não consigo abrir por causa disso, o que eu faço?
Os bancos digitais estão abrindo conta para quem tem menos de 18 anos. Baixem o app, procurem seus colegas que conseguiram abrir a conta. Neste ano, não aceitaremos inscrições sem a conta bancária do estudante.

12 - Onde consigo a declaração/atestado de matrícula?
É simples. Acessa o SIGAA, consulta, "Emitir declaração de matrícula".

13 - Sobre os documentos, eu preciso escanear/digitalizar, mas não tenho impressora. O que eu faço? Posso fotografar?
Sim, pode fotografar.

14 - Na seleção passada, eu recebi o chip. Preciso solicitar novamente?
Não. O pacote de dados dos chips das operadoras Oi e Claro serão renovados por mais seis meses. Até dezembro.

15 - No extrato do meu banco que acabei de abrir não aparecem os dados bancários, e agora?
Busquem no aplicativo o lugar onde os dados bancários estejam visíveis. Pode ser qualquer documento, print ou cartão no qual apareçam os seus dados bancários. Lembrando que a conta só poderá ser no CPF da/o estudante. No momento do pagamento, se não for na conta da/o estudante, o sistema não realiza a transferência.

16 - Quais são os dados bancários que o Ifal Campus Satuba precisa?
Banco, agência e conta. Se for conta poupança, deve informar também.

17 - Eu posso me inscrever em mais de um benefício?
Pode, sim. Apenas pedimos que quem for da EJA não se inscreva no Auxílio Permanência e sim no Auxílio EJA. E quem não for da EJA, que se inscreva no Auxílio Permanência. Vocês podem se inscrever em todos os auxílios que desejarem concorrer.

18 - Apesar do edital ser unificado, eu ainda preciso especificar para qual auxilio estou me inscrevendo, ou a partir da documentação que eu mandar já vai dar pra saber?
Precisa nos indicar em qual o auxílio a/o estudante se inscreveu. Seguindo as orientações do edital e do QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO - SELEÇÃO 2021.

19 - Esqueci de inserir um documento, errei um dado etc., e agora, o que eu faço? Perdi a chance de participar da seleção dos auxílios da Assistência Estudantil?
Não. Você pode refazer a inscrição com os dados e documentos corretos. A Milena Ferro, assistente social do Campus Satuba, levará em consideração a última inscrição feita pelo/a estudante.

20 - Estou na prática profissional e não tenho declaração/atestado de matrícula. O que eu faço?
Você pode inserir o histórico retirado do SIGAA.

Acesse a página do Edital (todos os documentos relacionados)