Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > "A música através dos tempos" foi o tema do 1º sábado letivo do Ifal Satuba

"A música através dos tempos" foi o tema do 1º sábado letivo do Ifal Satuba

A temática do evento foi escolhida pelos docentes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
por Adriana Cirqueira publicado: 18/07/2023 12h23, última modificação: 16/10/2023 10h59
Exibir carrossel de imagens Roberto Teixeira Primeiro Sábado Letivo - Linguagens

Primeiro Sábado Letivo - Linguagens

Com muita música, exposição de seminários e diferentes práticas artísticas, o primeiro sábado letivo de 2023 aconteceu no dia 15 de julho, no Espaço Multieventos. Com o tema " A música através dos tempos" o evento teve como objetivos promover o conhecimento e ampliar o repertório artístico e cultural dos estudantes através do contato com a música.

As atividades envolveram pesquisas sobre variados estilos musicais seguida da produção de material visual (parte teórica), além de uma apresentação artística, contemplando uma canção escolhida pelas turmas. Cada turma ficou responsável por um movimento musical, escolhido através de sorteio.

Manoel Santos, coordenador pedagógico do campus, explicou que a forma como os/as docentes de Linguagens, organizaram o sábado letivo  proporcionou aos estudantes um momento de muita aprendizagem e descontração. "Percebeu-se pelo envolvimento e esforço de todos em fazer suas apresentações da melhor forma. Atividades como estas renovam os ânimos de todos os sujeitos que participam desse processo formativo", pontuou.

Para Valeska Duarte, uma das organizadoras da atividade, ressaltou a satisfação em colaborar para a construção desses conhecimentos e a valorização da arte como um instrumento de expressão da história. "Eu me senti muito orgulhosa pelo fato de que as atividades de pesquisa e a produção ficaram sob a responsabilidade dos estudantes e todos superaram as minhas expectativas com a riqueza dos conteúdos, além do grande talento. Parabéns e gratidão aos alunos e colegas que colaboraram. Foi sensacional!".  Valeska destacou ainda a interação entre os estudantes, a descoberta de potenciais, além do reconhecimento e valorização da diversidade musical.

Pedro Juvêncio, diretor de ensino, destacou a natureza da atividade e seu papel agregador. "O sábado letivo é uma atividade diferente das atividades letivas durante da semana. Ele consegue agregar os alunos em momentos de integração com temas multidisciplinares. Neste primeiro sábado, nossos alunos já chegaram mostrando todo o potencial, com apresentações musicais e de dança".

Participaram da organização do sábado letivo os/as professores/as de Linguagens: Anne Delly, Cristiano Lessa, Dayanne Teixeira, Juliana de Araújo, Ana Galdino, Lilian Soares,  Jaildo Pinto, Carla Real, além de Flávio Torres, professor de Matemática.

O próximo sábado letivo será no dia 22 de julho e será organizado pelos professores das áreas de Matemática, Infraestrutura, Administração e Segurança do Trabalho.