Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Setenta alunos do Pronatec Satuba participam de visita técnica

Setenta alunos do Pronatec Satuba participam de visita técnica

Os estudantes conheceram três pontos turísticos da capital: dois museus e uma feira de artesanato

por Adriana Cirqueira publicado: 23/01/2018 15h25, última modificação: 16/10/2023 10h58

Como parte da formação dos estudantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba promoveu mais uma aula externa na tarde desta segunda-feira (22). Organizada pela coordenação do Pronatec do campus, com o suporte dos professores do curso, a visita técnica reuniu aproximadamente 70 alunos das turmas de Agente Cultural e de Fotógrafo.

A primeira parada da caravana foi no Museu Pálácio Floriano Peixoto (MUPA), conhecido também como Pacácio dos Martírios. Acompanhados pelos guias Erick Costa e Pedro Lira, os estudantes e professores visitaram as dependências do museu e pudertam conhecer o acervo diversificado, que inclui peças de mobiliários, objetos de decoração, fotografias, pinturas entre outros itens. A segunda visita foi ao Museu de Arte Pierre Chalita, onde o prestativo senhor Zacarias da Silva apresentou aos estudantes parte da coleção do museu, que dispoe de obras do século XVII ao século XX, reunindo material de artistas anônimos e renomados de diversos países.

Após a visita aos museus e à Praça dos Martírios, os alunos e a equipe do Pronatec, terminaram a visita técnica realizando um passeio na orla para conhecer a Feira de Artesanato da Pajuçara, onde puderam verificar os mais diferentes tipos de artesanato distribuidos em quiosques para comercialização e observar diversas manifestações da cultura popular presentes no local.

A turma de Fotógrafo e as duas turmas de Agente Cultural puderam conhecer um pouco da cultura alagoana e tiveram a oportunidade de desenvolver a parte prática de alguns dos conteúdos ministrados nas disciplinas dos cursos. Para coordenador adjunto do Pronatec Campus Satuba, Fernando Antônio Luís dos Santos a visita técnica foi bastante proveitosa. "Tivemos a oportunidade de levar as turmas dos dois cursos, proporcionando ao mesmo tempo, interação entre elas e articulação entre o conhecimento técnico e prático, fazendo com que os estudantes se tornem mais capacitados. Isso é o que sempre fazemos nos nossos cursos do Pronatec", salientou o coordenador.

Além de Fernando, acompanharam a visita o supervisor pedagógico do Pronatec do Campus Satuba, Elias Santos e os professores Adriana Cirqueira, Angelita Batista, Gustavo Boroni e Ricardo Farias.