Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > 5º Arraiá do Bené acontece nesta sexta (15)

5º Arraiá do Bené acontece nesta sexta (15)

por Pedro Barros publicado: 13/06/2018 07h02, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Pedro Barros Festas juninas e Copa do Mundo são tema de decoração da biblioteca no mês de junho

Após sua ausência em 2017, o Arraiá do Bené, evento junino promovido pela Biblioteca Benevides Valente Monte (BBVM) do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, retorna em sua quinta edição, prometendo muito forró, brincadeiras, sorteios e comidas típicas. O festejo, que acontece em frente à biblioteca, começa às 10h30 do dia 15 de junho (sexta-feira) e não tem hora para acabar: vai até quando “os forrozeiros aguentarem”, avisa o cartaz na porta do setor.

Conforme a bibliotecária Aparecida Maria da Silva, o evento é aberto a toda comunidade do Campus Satuba: alunos, servidores técnico-administrativos, professores e funcionários terceirizados. No entanto, o objetivo principal da iniciativa não é simplesmente a festa. “Não é só o forró pelo forró. A biblioteca tem um papel importante no resgate da cultura. Nosso principal foco são os alunos, que muitas vezes vivem na cidade, num apartamento, não conhecem nem uma brincadeira junina, uma simpatia, um trava-língua, uma adivinhação”, explica a servidora.

Criado em 2013, a ideia do Arraiá do Bené surgiu com o propósito inicial de apenas enfeitar a biblioteca para o período junino e terminou entrando no calendário como um dos eventos mais esperados do campus. No clima da Copa do Mundo, a biblioteca já está decorada com as tradicionais bandeirinhas e balões nas cores da bandeira do Brasil.

Segundo Aparecida, entre as atrações da festa, destacam-se a música ao vivo, o concurso de danças, o jogo de argolas e o correio elegante. A organização fica por cargo da equipe da biblioteca, com colaboração de servidores de outros setores, além do apoio da Coordenação de Agroindústria, que fornecerá alguns alimentos.