Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > “Circuito Saúde” marca a passagem do Dia Mundial de Saúde e Nutrição

“Circuito Saúde” marca a passagem do Dia Mundial de Saúde e Nutrição

por Adriana Cirqueira publicado: 03/04/2017 10h06, última modificação: 16/10/2023 10h58

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Assim imbuídos, a Coordenação de Alimentação e Nutrição (CAN) e os demais setores do o Departamento de Assistência ao Educando (DAE), promoveram, na última sexta-feira (31), o Circuito Saúde, no espaço multieventos do Campus Satuba do Ifal.

Marcando a passagem do Dia Nacional de Saúde e Nutrição, o circuito foi um trabalho colaborativo dos setores de nutrição, serviço social, esporte e lazer, psicologia e setor médico, destinado ao corpo discente.

Na abertura do circuito, o diretor do campus, Anselmo Lúcio, deu as boas vindas aos alunos, falando sobre a importância da saúde física e mental e parabenizou aos profissionais do DAE e demais servidores envolvidos na organização do evento.

No início do circuito as nutricionistas Zaira Torres e Glicia Albuquerque, fizeram a avaliação nutricional, aferiam o peso, a altura e o índice de massa corporal (IMC). Também informavam sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e pratica de atividades físicas. Logo após, Josué Pereira, médico do campus, aferia a pressão arterial (PA). Os jovens que apresentaram alterações de IMC e/ou PA foram orientados a procurarem o setor específico para atendimento individualizado.

Ana Leal, psicóloga e Milena Ferro, assistente social, trataram mais especificamente sobre saúde mental e os locais onde os jovens e suas famílias podem buscar atendimento, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Ulisses Pereira, professor de educação física, foi o último profissional a atender os alunos e conversou com os jovens sobre a importância da atividade física na adolescência e na juventude, explicando também as diferenças entre alongamento e aquecimento.

Ao final do circuito, em grupo, orientados pelo professor Ulisses, todos participaram de uma sessão de alongamentos, seguido de um saudável lanche com sucos, iogurtes, doces e queijos - todos produzidos no campus.

Também participou da atividade, informando sobre o Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas, a servidores Genuzi de Lima, que salientou a importância da educação nesse contexto. "É a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado pode ser a longo prazo, mas as mudanças são ímpares", afirmou Genuzi.