Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Quatro projetos do Ifal são renovados após reconhecimento por prefeitura de São Miguel dos Campos
conteúdo

Notícias

Quatro projetos do Ifal são renovados após reconhecimento por prefeitura de São Miguel dos Campos

Atividades foram desenvolvidas por meio de edital do município

por Jhonathan Pino publicado: 24/11/2022 09h21, última modificação: 24/11/2022 12h34

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedecti) de São Miguel dos Campos anunciou a renovação de quatro projetos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Com isso, oito alunos do Campus São Miguel terão acesso a bolsas, para a continuidade de atividades por mais seis meses pelo Programa Miguelense de Bolsas de Iniciação Empreendedora e Inovação (Promei).

Foram beneficiados os projetos Reduluz, que tem como bolsistas João Victor e Gabriella Alves, sob a orientação do professor Fabiano Rodrigues; "Turismo Virtual de Aprendizagem: uma proposta de educação ambiental no ciberespaço da cidade de São Miguel dos Campos-AL", com participação das alunas Danila Graziele e Cicera Vitória e orientação do professor Eduardo Santos; "Desenvolvimento de treinamento sobre ergonomia para os profissionais da educação de São Miguel dos Campos baseado em pesquisa sobre os principais riscos", que tem a participação das estudantes Maria Janaine e Yzamara dos Santos e orientação da professora Talita Maria, além do projeto "Inclusão, educação e oportunidade: criação de site para promoção dos estudantes de São Miguel dos Campos-AL com necessidade específica", com os alunos Djalma José, Hevilayne Maria, Eduardo Oliveira e Evellyn Camille, todos sob a orientação de Flávia Bartira.Os quatro projetos do Ifal tiveram suas atividades aprovadas e renovadas.jpeg

No dia 17, os estudantes participantes do programa haviam apresentado os resultados parciais obtidos durante seis primeiros meses a uma banca formada pela Sedecti, composta por quatro avaliadores. Em um deles, Turismo Virtual de Aprendizagem: uma proposta de educação ambiental no ciberespaço da cidade de São Miguel dos Campos-AL, os estudantes apresentaram o mapeamento de 12 atrativos turísticos da cidade e de seu potencial turístico, cultura, educacional, histórico, econômico e geográfico.

Ele foi realizado a partir do Google my Map. Assim, os internautas terão acessos de forma de virtual aos pontos a partir de um clique. Quando o usuário clica em um dos pontos no circuito, abrirá uma placa informativa referente ao ponto”, explicou o docente Eduardo Santos.Equipe do Reduluz quer desenvolver aplicativo com a intenção de dar maior controle e redução de despesas para os comerciantes só município..jpeg

Em outro projeto, o Reduluz, está sendo desenvolvido um aplicativo com a intenção de dar maior controle e redução de despesas, com a previsão de custos e da energia para os comerciantes só município. Para isso, os estudantes da unidade utilizaram os conhecimentos de programação de software em informática, Energia elétrica, aprendidos na disciplina de Física, além de conceitos relacionados a preservação do meio ambiente.

O objetivo desse projeto é construção de um software para facilitar o controle e uso de energia, através das informações presentes nos aparelhos eletrônicos, visto que o mau uso acarreta no custo elevado de energia elétrica. Portanto, iremos utilizar as referências dos aparelhos eletrônicos comerciais e suas eficiências para alimentar um software e gerar condições favoráveis de uso para o menor custo energético. Com isso, pode-se reduzir o consumo de energia elétrica nos estabelecimentos comerciais, onde o consumo de energia é mais acentuado em nossa sociedade”, resume o orientador Fabiano Rodrigues, em relatório parcial.

Já em “Desenvolvimento de treinamento sobre ergonomia para os profissionais da educação de São Miguel dos Campos baseado em pesquisa sobre os principais riscos", os participantes buscaram elaborar um treinamento e uma cartilha sobre ergonomia, para os professores da rede municipal. Para isso, Inicialmente, as bolsistas visitaram as escolas e explicaram o projeto, depois visitaram novamente para distribuir o link e tirar as dúvidas dos professores.

“Nós fizemos um diagnóstico da situação ergonômica dos ambientes das escolas que são mais utilizados pelos docentes. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário eletrônico para os professores. O formulário tinha questões que tentavam identificar o nível de adaptação ergonômica do mobiliário utilizado pelos professores, bem como da distribuição das atividades e da questão da ergonomia cognitiva. Identificamos que a maioria das instalações não tem equipamentos ergonômicos adequados, no entanto, a distribuição da carga horária entre os docentes é aceitável e não é provável que cause algum transtorno mais grave”, detalhou a orientadora do projeto, Talita Maria.

Aluno voluntário do projeto "Inclusão, educação e oportunidade: criação de site para promoção dos estudantes de São Miguel dos Campos-AL com necessidade específica", Eduardo Oliveira ressalta que ao longo dos meses o grupo se debruçou sobre a produção de questionários e slides apresentados em oficinas em duas escolas públicas do município. Esse material ajudou na estruturação de gráficos e contribui à produção de um diagnóstico dos problemas envolvidos na comunicação com o público-alvo. Depois disso, foi criado um protótipo de uma página a ser criada no próximo semestre.Equipes apresentaram resultados parciais do Promei, no auditório do Campus São Miguel.jpeg

Socialmente pude evoluir muito enquanto pessoa, com as visitas que fizemos as escolas e as interações que tivemos ao falar sobre o tema inclusão social. Sobretudo, a oportunidade dada pelo Promei proporcionou experiências muito válidas para mim e para a tecnologia e inovação miguelense”, ressaltou Eduardo.

O estudante reforça que além dos conhecimentos desenvolvidos, foi necessário coragem diante do desafio. “Acabou que fizemos amigos nas oficinas e no meu caso, até reencontrei antigos colegas, isso me animou bastante e meu nervosismo foi embora. Depois de vencer o medo de falar em público, fazer o protótipo do site se tornou apenas mais um passo”, acrescentou.