Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Projetos e cursos de extensão do campus passam por avaliação parcial

Projetos e cursos de extensão do campus passam por avaliação parcial

publicado: 13/06/2017 20h02, última modificação: 14/06/2017 10h05

Os projetos e cursos de extensão do Campus São Miguel dos Campos passaram pela primeira avaliação das ações de extensão do ano letivo de 2017, na manhã de ontem. Uma banca formada por três avaliadores da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, do Instituto Federal de Alagoas, analisou as apresentações de servidores e estudantes envolvidos nas atividades de extensão. Os projetos e cursos apresentados contemplam temas variados como: informática, inglês, hortas, uso adequado de agrotóxicos na agricultura, reciclagem, segurança em ambiente de trabalho e produção textual em língua portuguesa, e envolvem diretamente 15 estudantes, entre bolsistas e colaboradores, e 5 professores. Confira aqui a relação completa dos trabalhos apresentados.

Segundo o Prof. Alonso Pereira, um dos membros da banca, o encontro objetivou não somente avaliar o andamento da execução dos trabalhos de extensão, mas ainda, colaborar com os seus executores, no sentido de “demonstrar a importância que os trabalhos deles têm, principalmente para a sociedade, para a comunidade beneficiada”. O Professou ainda pontuou que, em geral, os trabalhos em andamento são “muito bons” e que “as apresentações foram brilhantes”, apesar de algumas delas terem recebidas significativas sugestões para aprimoramento.

Outro membro da banca, o Servidor Heráclito Júnior, Assessor de Extensão da PROEX, também mencionou a importância dos projetos em execução para a comunidade assistida e destacou a sua relevância para os alunos participantes, haja vista essas experiências agregarem conhecimentos que poderão ser utilizados por eles, posteriormente, na vida acadêmica.

Já Natália Júlia, também avaliadora da banca e Coordenadora de Ações Comunitárias da PROEX, ressaltou que o momento de avaliação parcial dos projetos e dos cursos é importante para conhecer os professores e alunos, bem como compreender melhor como suas ações de extensão têm sido desenvolvidas.

Juliana Leite, orientanda da Profª. Flávia Bartira e bolsista do projeto de reciclagem, falou da sensação de ser avaliada por uma banca. Segundo ela, trata-se de uma “forma de se desenvolver” pedagogicamente. Ela acredita ainda que esse momento é uma boa oportunidade para mostrar o andamento do trabalho que vem realizando. A aluna destacou positivamente os feedbacks dados pelos membros da banca, colocando que a crítica serve para ajudar no desenvolvimento dos trabalhos apresentados.

Ainda sobre os feedbacks dos membros da banca, a Prof.ª Káthia Barros, Coordenadora de Extensão do Campus, salientou que é a partir de momentos de trocas como esses, que tanto alunos quanto professores podem ter novas ideias, desenvolver novas metodologias e levar para o seu trabalho a experiência que a equipe da PROEX tem sobre outros trabalhos realizados em outros Campi.

Por fim, o Prof. Hélio, Diretor Geral, afirmou que é através dos projetos de extensão que “o Campus socializa conhecimentos com a comunidade externa” e que nesse processo de aproximação com o outro, os alunos, devidamente orientados pelo servidor, têm a oportunidade de se apropriar de novos conhecimentos.