Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Projeto do Ifal irá integrar estudantes, agricultores e reeducandos do sistema penal em São Miguel dos Campus

publicado: 13/06/2023 09h20, última modificação: 13/06/2023 09h24

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus São Miguel dos Campos aprovou, em parceria com Ministério Público Estadual e a 4ª Vara Criminal do Fórum do Município, a realização do projeto de extensão “Smart Horta: um circuito educacional e colaborativo para execução de penas e medidas não restritivas à liberdade”. A iniciativa visa unir a participação dos estudantes com a sociedade associada aos agricultores do município e reeducandos.

O projeto foi desenvolvido pelo professor de computação Cristofe Rocha e tem como objetivo ensinar os estudantes do curso técnico integrado em informática para internet sobre tecnologias sustentáveis e o uso de recursos tecnológicos para otimizar a produção agrícola. A chamada ‘horta inteligente’ promove a integração de diferentes áreas de conhecimento, proporcionando aos estudantes uma experiência inter e transdisciplinar de forma transversal, ou seja, é um espaço para fortalecer o ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Projeto de Extensão Smart HortaA proposta aprovada apresenta o projeto como um espaço para execução de penas alternativas para os reeducandos, onde eles deverão realizar atividades no local. Como premissa, foram levados os princípios básicos das Regras Mínimas Padrão das Nações Unidas para a elaboração de medidas não restritivas à liberdade, denominadas Regras de Tóquio.

Mais um grupo que será beneficiado com a Smart Horta serão os agricultores locais, já que a ação visa também fortalecer a associação dos agricultores do município com vistas a produção de hortaliças, que é inexpressiva no município. “Nosso objetivo é fortalecer as instituições e os arranjos produtivos locais. A associação dos agricultores é a primeira delas”, diz o professor Cristofe Rocha, idealizador do projeto.

O projeto contempla ainda a realização de palestras e em sua primeira ação, teve a apresentação do tema “Combate à exploração sexual infantil e adolescente”. Na ocasião, alunos do campus apresentaram uma peça teatral sobre a temática. “O resultado desse trabalho foi a cooperação entre instituições para o bem da sociedade. Estamos sempre à disposição para unir forças para formar uma sociedade mais justa e equilibrada.”, disse a professora Talita Gomes, diretora-geral do Ifal São Miguel dos Campos.

O projeto também beneficiará o campus com uma estufa para a horta e equipamentos de informática, que farão parte do parque tecnológico dos laboratórios de informática do curso de informática para internet.

Projeto de Extensão Smart Horta