Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Projeto do Campus São Miguel é selecionado para participar de fórum internacional de ciências em Londres

publicado: 21/05/2018 23h17, última modificação: 21/05/2018 23h26

O projeto “Estação PETROBIO: o uso sustentável do esgoto” de autoria dos estudantes Aline Silva, Amanda Silva e Carolayne Silva, sob orientação das professoras Káthia Maria Barros Leite e Wilma Karlla Silvestre, foi selecionado através do PROGRAMA JOVENS INOVADORES - Programa de Incentivo à Ciência, à Tecnologia e à Inovação da Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – para integrar a delegação brasileira, no London International Youth Science Forum – LIYSF, que ocorrerá em Londres, de 25 de julho a 08 de agosto de 2018.

“O LIYSF é o maior e mais prestigioso fórum científico juvenil organizado no mundo. Foi idealizado em 1959 pelo Imperial College – uma das três melhores universidades do Reino Unido e uma das 5 melhores do mundo – para promover o interesse dos jovens pela ciência. O evento ocorre na sede do Imperial College, no famoso bairro de South Kensington, ao lado do Hyde Park e próximo ao Palácio de Buckingham, e reúne todos os anos 450 dos estudantes mais brilhantes de mais de 65 países de todos os continentes para refletir sobre a Ciência. A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2000 seleciona, orienta, acompanha ou prepara estudantes brasileiros para olimpíadas, feiras, escolas avançadas, summer courses e fóruns nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Coréia do Sul, Eslováquia, Índia, Indonésia, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia”.

Sobre o projeto:

A Estação Petrobio surgiu no IFAL-São Miguel dos Campos com as alunas Carolayne Artemísia, Aline Ramos, Amanda Mirely e Laís Samara, em 2017. Sua ideia central envolve a produção de biopetróleo a partir de esgoto doméstico com a ajuda de um reator. Apesar de estar em fase embrionária, o projeto tem se destacado em diversos eventos como: no AVANT IF realizado de 26 a 28 de maio de 2017, no Campus Santana do Ipanema, onde ficou com o segundo lugar na modalidade tradicional; na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT, que ocorreu de 19 a 23 de setembro de 2017, em Recife-PE, onde conquistou o 4º lugar e ganhou credenciais para participar da XI Feira de Ciencias Y Tecnología – Colegio Girasoles, no Paraguai e, por fim, no III MOCITEPIAL, no qual galgou o 3º lugar e com ele credenciais para participar do Encuentro Internacional de Ciencias Tecnilogia Y Inovacion, no México, bem como no MOCINN, no estado do Pará.

Segundo Amanda Silva, a seleção de projetos para o LIYSF se deu de maneira furtiva, isto é, de forma que nenhum dos discentes e docentes envolvidos no projeto Petrobio sabia que representantes da Rede POC analisavam as propostas submetidas à FENECIT. Por conta disso, a discente confessou estar “muito surpresa com a conquista” e que “não esperava que fosse chegar tão longe com o projeto”, apesar de reconhecer o seu potencial inovador.

O Diretor Geral do Campus São Miguel dos Campos, José Hélio dos Santos, juntamente com o Magnífico Reitor do IFAL, Sérgio Teixeira Costa, já se comprometeram em garantir recursos financeiros para custear a ida de, pelo menos, um aluno ao evento, de acordo com Talita Maria Gomes de Morais – Chefe do Departamento Acadêmico.