Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Inscrições abertas para 80 vagas em curso técnico do Ifal São Miguel

Inscrições abertas para 80 vagas em curso técnico do Ifal São Miguel

Candidatos têm até o dia 6 de outubro para se inscrever; venha estudar no Ifal!

por Elaine Rodrigues publicado: 16/09/2019 13h59, última modificação: 16/09/2019 13h59

O Instituto Federal de Alagoas está com inscrições abertas para os editais do Exame de Seleção 2020.1, o processo seletivo para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e nos cursos técnicos subsequentes (para quem já terminou o ensino médio). O Campus São Miguel dos Campos oferta 80 vagas para o curso de Segurança do Trabalho.

Os candidatos aprovados vão ingressar na instituição no primeiro semestre do ano que vem. Em São Miguel, quem já terminou o ensino médio pode cursar Segurança do Trabalho à tarde ou à noite.

Saiba mais sobre o Exame de Seleção do Ifal aqui!

As inscrições podem ser feitas somente pela internet do dia 6 de setembro ao dia 6 de outubro. Os candidatos devem acessar o site exame.ifal.edu.br para preencher os dados e imprimir a guia com a taxa de inscrição, no valor de R$ 50. É possível também requerer a isenção da taxa de inscrição, basta que o candidato veja no edital se está incluído nos requisitos. Se estiver, precisa fazer a inscrição, preencher o requerimento de isenção da taxa de inscrição e entregá-lo, com os documentos listados no edital, no Campus São Miguel, até o dia 27 de setembro.

O curso técnico subsequente é voltado para quem já tem o ensino médio. Assim, o estudante vai ter a formação profissional e tecnológica escolhida e, ao fim do curso, terá o certificado que possibilitará o ingresso no mercado de trabalho. O requisito é que o candidato tenha finalizado o ensino médio até a data da matrícula, prevista para o início de 2020.

A prova para o exame está marcada para o dia 24 de novembro.

O edital está disponível no portal do Exame de Seleção.

Sobre o curso

Segurança do Trabalho

Perfil do profissional após a conclusão do curso - Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Campo de atuação - Indústrias. Hospitais. Comércios. Construção civil. Portos e aeroportos. Centrais de logística. Instituições de ensino. Fabricação e representação de equipamentos de segurança. Empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho.

Sobre o Ifal

Atualmente, o Ifal conta com 16 campi distribuídos em 15 municípios de Alagoas. Ao todo, quase 20 mil estudantes recebem aulas presenciais de cursos técnicos, graduações e pós-graduações na instituição. Eles ainda participam de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que são desenvolvidos nos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

O Ifal integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição é referência em Alagoas com desempenho comprovado pelos resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outros indicadores.