Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > IFAL – São Miguel dos Campos apresenta experiências exitosas no II Conac

IFAL – São Miguel dos Campos apresenta experiências exitosas no II Conac

publicado: 16/09/2017 08h33, última modificação: 16/09/2017 08h33

Com o tema A Educação Profissional e Tecnológica em Alagoas: História e Perspectivas, o II Congresso Acadêmico do IFAL (II Conac), ocorreu entre os dias 12 a 14 do corrente mês, no Campus Satuba, tendo como objetivo promover a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão na perspectiva de garantir igual importância as três áreas no que diz respeito à produção, à difusão, à socialização e à sistematização do conhecimento para concretizar a função social do instituto.

O evento mobilizou estudantes, docentes e técnicos(as) administrativos(as) de diversos Campi, com atividades integradoras sob a responsabilidade das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e teve como público-alvo, servidores e alunos da instituição.

Como não poderia ser diferente, docentes e discentes do IFAL – São Miguel dos Campos participaram ativamente do evento, promovendo rodas de conversa, oficinas, apresentação de banners e até mesmo arte literária, socializando assim experiências exitosas de Pesquisa e Extensão que são desenvolvidas no Campus.

A Professora Flávia Bartira esteve no evento com seus orientandos bolsistas Arilson de Souza dos Santos, Daniella Honório Gomes e Karoline dos Santos, os quais apresentaram dois Projetos de Extensão intitulados: Hortas Suspensas Alternativas e Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de São Miguel dos Campos, Anadia e Boca da Mata: Oficina de Reciclagem, e ainda com as discentes: Ana Patrícia da Silva Almeida, Josefa dos Santos do Nascimento e Jucielle da Silva Fonseca que deram uma amostra do Projeto de Pesquisa Gerenciamento Ambiental do Campus São Miguel dos Campos.

Bartira destacou que a qualidade dos trabalhos apresentados tem melhorado a cada ano e que a participação dos alunos do Campus São Miguel dos Campos no evento tem superado as expectativas. “É lindo de se ver!”, destacou a docente entusiasmada com o desempenho de seus orientandos.

O Professor Marden Vergetti destacou que o evento foi extremamente significativo para o desenvolvimento dos alunos, que buscam transmitir seus conhecimentos para a comunidade, muitas vezes carente de informações e conhecimentos. Ele pontuou ainda que o Conac desperta no corpo discente a importância da Pesquisa e da Extensão, bem como a necessidade de se aprofundarem em temas de interesse coletivo. O docente também levou dois Projetos de Extensão para apresentação no congresso: Uso de Agrotóxicos e Profissões de Rua. Seus bolsistas responsáveis por cada projeto são respectivamente Josefa Fernada da Silva de Lima e Maria Daniely Pereira dos Santos, bem como Maria Karolina da Silva Barros e Alessandra Sibele dos Santos Nascimento.

Ao todo 18 discentes e 7 docentes do Campus participaram do II Congresso Acadêmico do IFAL, compartilhando experiências pedagógicas bem-sucedidas em 5 Projetos de Extensão, 2 Cursos de Extensão, 1 Programa de Extensão PROIFAL, 2 Amostras Artísticas e 1 Projeto de Pesquisa.