Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Campus São Miguel dos Campos ganha 4 premiações na maior Feira de Ciências do nordeste

Além de medalhas, discentes ganharam credenciais para apresentar o projetos em outros lugares do mundo

publicado: 25/09/2018 18h54, última modificação: 25/09/2018 18h54

Entre os dias 18 a 22 de setembro, ocorreu em Recife, Pernambuco, a 14ª edição do FENECIT - Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia. A feira teve sua primeira edição em 2005 e, inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, tem como objetivo "despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar" (fenecit.com).

Neste ano (2018), alunos e professores orientadores do Instituto Federal de Alagoas tiveram presença confirmada na maior feira científica do nordeste e trouxeram consigo diversas premiações e credenciais. O campus São Miguel dos Campos teve destaque nessa participação.

Depois de muita garra e suor, os alunos João Carlos Araujo Duarte, José Edilson dos Santos Junior, Leandro Rodrigues dos Santos e Evelyn Monique Peixoto de Lima falaram um pouco sobre a dificuldade que algumas instituições de ensino têm em oferecer bibliotecas aconchegantes e estimulantes para o leitor que vai usufruir do espaço.

O projeto Bibliotecas Sustentáveis, com orientação e coorientação das professoras Wilma Karlla Paixão Silvestre e Kathia Maria Barros Leite, respectivamente, visa incentivar a leitura, ampliar o universo cultural dos alunos e ainda deixar para a escola um ambiente propício a usabilidade, possuindo como foco principal a sustentabilidade, visando minimizar o impacto negativo do homem no meio ambiente e maximizar a qualidade ambiental interna da biblioteca. O projeto levou uma medalha de 2º lugar, além de uma credencial para participar da Feira da Milset Bélgica, em Bruxelas.

E não para por aí. Sabemos que segurança no trabalho é essencial para assegurar a qualidade de vida do trabalhador. O curso Técnico em Segurança do Trabalho abriu os olhos de Nayna Geisa de Santana e Maria Geovania dos Santos Costa, que realizaram uma pesquisa sobre a Contribuição da segurança do trabalho na prevenção de contaminação de solos nas áreas de postos de combustíveis, com base na cidade de Garanhuns, também em Pernambuco.

Vazamentos em postos de combustíveis provocam grandes problemas ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito à contaminação de águas subterrâneas, diante disso, a pesquisa busca identificar as áreas contaminadas pelo derramamento de combustíveis nas áreas dos postos de revendas da cidade de Garanhuns e busca remediações urgentes dessas áreas caso contaminadas.

A professora Wilma Karlla, já citada anteriormente, orientou toda a execução da pesquisa e todo o esforço dos seus orientandos garantiu também um 2º lugar no pódio, além de credenciamento à participação na Youth Science Meeting, em Portugal.

E é nesse ritmo de entusiasmo e esforço que as alunas Aline Ramos da Silva e Amanda Mirely Firmino da Silva, com orientação da professora Kathia Maria Barros Leite, entraram na onda e, não por menos, ganharam em 3º lugar, além de uma credencial para participar da 33ª MOSTRATEC, na cidade de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Brasil. O projeto das garotas, intitulado Escrevendo uma nova história: A responsividade ativa no texto escritobusca desenvolver  atividades de incentivo à leitura a partir de uma experiência existencial dos alunos, ofertando estratégias de aproximação entre a sala de aula e a experiência vivencial de cada um.

Não sendo suficiente receber uma premiação apenas, a aluna Amanda Mirely junto com Steffane Graziele da Silva desenvolveram o Agrofilter, outro projeto de ensino orientado pela professora Wilma Karlla, que busca reutilizar águas residuais, mais popularmente conhecidas como esgoto, utilizando um filtro composto de sílica e nanopartículas de prata que busca esterilizar a água, melhorando sua qualidade, retornando assim novamente as casas. O Brasil possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta, porém é uns dos que, mas desperdiça água potável muita das vezes por falta de sistema de reaproveitamento. A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo.

Desta forma a ideia busca manter o controle dessa escassez levando em consideração que uma vez nós utilizando uma água que de certa forma era simplesmente descartada sem fins alguns, agora poderá ser tratadas até praticamente um nível de qualidade que se possibilita a reutilização da mesma. Com essa engenharia, ganharam habilitação para participar da INFOMATRIX Brasil, importante feira de tecnologia sediada pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Araranguá, Brasil.

Foi assim que nossos jovens localizados no pequeno interior de Alagoas conseguiram se destacar entre participantes do Brasil inteiro, levando medalhas, prêmios e muito orgulho para suas famílias, orientadores e toda rede técnica do Instituto Federal de Alagoas, fazendo valer todo o estudo e dedicação implantados nesses e em futuros projetos.