Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Após estruturação de laboratórios, alunos do curso técnico em Informática realizam prática profissional em estágio

publicado: 12/06/2023 14h28, última modificação: 12/06/2023 14h33

Por Isabelle Guedes *

No início do semestre de 2023.1, a Coordenação do curso técnico em Informática para Internet e a Direção-Geral do Campus São Miguel dos Campos adquiriram, por meio de doações, equipamentos e computadores para estruturar três laboratórios para a área dessa unidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A nova estrutura trouxe novidades para os alunos, que iniciaram, neste mês, um estágio obrigatório que traz a prática profissional para suas formações.

Alunos do curso técnico em Informática realizam prática profissionalOrientados pelos professores da área de informática Jalves, Cristofe, Tamer e Marcos, 12 alunos do terceiro ano do curso técnico realizam atividades em diversas áreas de conhecimento de informática como redes, manutenção, banco de dados e desenvolvimento de sistemas.

A prática profissional é uma atividade que tem como objetivo colocar o estudante em contato direto com a profissão contribuindo para a sua formação, integrando teoria à prática para o desenvolvimento de habilidades e competências. “Foi mais um grande desafio que foi transpassado em função da união de todos, professores e gestão. Os maiores beneficiados são os alunos, que podem formar com mais um espaço para adquirir as horas de extensão”, diz a coordenadora de cursos, Pricyla Godoy.

A Coordenação de curso iniciou a discussão quanto à possibilidade de execução de programa de estágio dentro dos laboratórios. A iniciativa foi apoiada pela Direção-Geral e Coordenação de Extensão. “Foram dias de muito trabalho para elaborar a forma de seleção dos estagiários e a execução dos trâmites burocráticos, iniciando pelo seguro obrigatório financiado pela instituição”, compartilha o coordenador de extensão e professor, Eduardo Santos.

Alunos do curso técnico em Informática realizam prática profissionalSegundo os idealizadores do projeto, o estágio poderá equacionar questões relacionadas a manutenção de equipamentos e computadores junto ao Campus, uma vez que a unidade possui apenas um servidor técnico em laboratório de informática que atuará como supervisor de estágio. Também reiteram que serão beneficiados técnicos administrativos, alunos e professores, os quais poderão apresentar seus computadores para manutenção seja ele pessoal ou institucional.

Além disso, será realizado um método avaliativo para os alunos vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Na situação, os estudantes farão uma avaliação antes e depois do estágio, realizando uma cooperação para desenvolver conteúdos customizados para reforço ao público do núcleo.

“Todo e qualquer esforço que seja realizado para benefício do processo de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento profissional, será apoiado.”, disse a Diretora Geral do Campus São Miguel, Talita Maria Gomes de Morais.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade