Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Alunos e docentes do campus São Miguel dos Campos marcaram presença em Congresso Acadêmico do Ifal
conteúdo

Notícias

Alunos e docentes do campus São Miguel dos Campos marcaram presença em Congresso Acadêmico do Ifal

O evento ocorreu nos dias 25 a 27 de setembro, no campus Maceió

publicado: 01/10/2018 15h52, última modificação: 01/10/2018 15h52

O Instituto Federal de Alagoas realizou mais uma edição do III Congresso Acadêmico do Ifal - CONAC. Entre diversas apresentações culturais de projetos de ensino e extensão, rodas de conversa e apresentação de pôsteres, nossos alunos e professores marcaram ponto nessa ocasião sediada em Maceió, Alagoas.

No dia 26, no auditório Professor Jorge Batista, alunos do Artifal apresentaram a peça teatral A escolinha das NR's. Claramente inspirada na icônica Escolinha do Professor Raimundo cada personagem da obra representa uma atividade profissional, trajando vestimentas e nomes convenientes à cada ofício, a saber: Professor "Nerismundo"(educador), Júnior Cipeiro (integrante da CIPA), Joana do Fogo (bombeira), Bruna da Saúde (enfermeira), dentre outras personagens.

"O Professor Nerismundo se esforça para conscientizar os empregados sobre a importância da Segurança do Trabalho, mas os mesmos em sua maioria se mostram despreocupados com o assunto, satirizando a negligência de muitos profissionais quanto à Segurança do Trabalho na vida real. Trocadilhos bem elaborados, piadas de duplo sentido, e outros jogos de palavras compõem o enredo da encenação, incluindo até mesmo uma interação direta com o público.", informa um dos integrantes do grupo.  

Dentre outras participações, destaca-se a participação no Espaço Ciência, com a apresentação de Reciclagem a partir de paletes e recicláveis, que foca no incentivo da utilização de materiais que possam ser reutilizados posteriormente para outros fins, evitando o desperdício e possivelmente poluição. 

Bolsistas também fizeram parte do evento. Quatro apresentações de projetos de pesquisa foram realizadas, confira a tabela abaixo:

 

BolsistaProjeto
Aysllan Souza Vieira Plano de Sustentabilidade Ambiental do Ifal
Maria Clara Oliveira Santos Acompanhamento do êxito do programa mulheres mil realizado em São Miguel dos Campos
Maria Geovânia dos Santos Costa Contribuição ergonômica no ambiente de trabalho dos operadores de máquinas da Usina Caeté S/A
Nayna Geisa de Almeida Contribuição da Segurança do Trabalho na prevenção de contaminação de solos nas áreas de postos de combustíveis na cidade de Garanhuns - PE

E para ampliar mais ainda sua bolha de conhecimento e socializar com outras pessoas, nos dois últimos dias do evento, mostra de pôsteres (tratando sobre Informática Básica e a atuação do Proifal no campus São Miguel dos Campos) e rodas de conversa com assuntos como Inclusão Social: educação para crianças com deficiência, educação ambiental com uso de jogos reciclados, compostagem, hortas suspensas alternativas, prevenção de acidentes domésticos, noções de segurança do trabalho para jovens, empreendedorismo, foram debatidos, onde houve uma intensa troca de experiências.

Os professores Everton Marques da Silva, Laelson de Lira Silva, Marden Vergetti Cardoso Dória, Samuel de Jesus Lins Machado Filho, Talita Maria Gomes de Morais, Vivianne Lins Ebrahim Morcef e Wilma Carla Paixão Silvestre atuaram como coordenadores de pôsteres e rodas de conversa. 

Confira algumas fotos dos melhores momentos desse rico evento na nossa galeria, no começo da notícia.