Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Aluna de São Miguel dos Campos é indicada à bolsa CNPq

Aluna de São Miguel dos Campos é indicada à bolsa CNPq

Ingrid Dhayanne se destacou através da premiação na Olimpíada Brasileira do Oceano.

publicado: 14/01/2023 14h29, última modificação: 18/01/2023 09h21

Por Mírian Félix - estagiária de Jornalismo

A aluna do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Unidade de São Miguel dos Campos  Ingrid Dhayanne da Silva Santos foi indicada como bolsista de Iniciação Científica Jovem pelo Programa Maré de Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A indicação é resultado da participação da estudante na Olimpíada Brasileira do Oceano 2021 na modalidade Conhecimento, que aconteceu de forma remota por causa da Pandemia de Covid-19. O Ifal teve quatro medalhistas de bronze na edição, sendo Ingrid Dhayanne a melhor colocada.

A aluna explicou como o Instituto Federal proporcionou novas e boas  experiências a ela: “O Ifal é uma oportunidade incrível, principalmente para mim. Estudar o ensino médio com uma educação de altíssimo nível, junto ao curso técnico é incrível”.

Um dos requisitos para participar da seleção da bolsa de Iniciação Científica Jovem CNPq, para todo o Brasil, era que o aluno deveria ser cadastrado no CadÚnico, que é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil; além de ter se destacado na Olimpíada em 2021.

Aluna Ingrid Dhayanne, bolsista CNPQNatural de Campo Alegre, Ingrid Dhayanne, que é estudante do terceiro ano do Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, conseguiu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira do Oceano de 2022m também na modalidade Conhecimento, em que são realizadas provas que relacionam os conteúdos curriculares das disciplinas aos 7 princípios da Cultura Oceânica.

O professor Eduardo da Silva, da disciplina de Geografia, coordenou junto com o professor de Biologia do Campus Paulo Feitosa, a participação da unidade de São Miguel dos Campos na Olimpíada Brasileira do Oceano, orientando os estudantes. “A Dhayanne é uma aluna muito constante e tem grande facilidade de assimilação, acho que é isso que fez com que ela tenha tido destaque na Olimpíada. Ela vai ser embaixadora da Olimpíada do Oceano em Alagoas, pois é a única representante no estado. E isso vai ajudar a dar maior visibilidade à Olimpíada, não só para dentro do Ifal, mas para a comunidade.", explicou o professor Eduardo da Silva.

Os planos futuros incluem a divulgação da Olimpíada Brasileira do Oceano nas escolas do estado, principalmente no entorno do Ifal em São Miguel dos Campos, já que a competição atende ao Ensino Fundamental II e séries iniciais, além do Ensino Médio. “Influenciar outros jovens e adolescentes e mostrá-los a importância do engajamento em olimpíadas como esta, que são capazes de abrir portas!”, comentou a estudante diante da perspectiva de ser Embaixadora da Olimpíada.

Ela receberá uma bolsa de R $100,00 (cem reais) mensais durante seis meses, entre os meses de março e agosto de 2023, e terá que desenvolver as seguintes atividades:

- Divulgar a Cultura Oceânica em sua escola e comunidade
- Produzir vídeos curtos sobre a O2 e Cultura Oceânica
- Divulgar a O2 em sua escola e comunidade.

Maré de Ciência

O Maré de Ciência é um programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Campus da Baixada Santista) dedicado a trabalhar a difusão científica e o engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade.