Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Ação Solidária
conteúdo

Notícias

Ação Solidária

publicado: 13/11/2017 19h28, última modificação: 13/11/2017 21h43

Última sexta-feira (10), a comunidade acadêmica do IFAL–São Miguel dos Campos realizou a doação de brinquedos e livros ao Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps) do Instituto Médico Legal de Maceió (IML), que atende crianças e jovens vítimas de violência no Estado. Os donativos vão servir para amenizar um pouco da dor pela qual passam as vítimas assistidas pela unidade.

A ex-aluna Givalda Brasil foi quem teve a iniciativa de ajudar o Naps ano passado, mas desta vez ela contou com a adesão do Grêmio Estudantil, representado pelas discentes Aline Ramos da Silva e Amanda Mirely Firmino da Silva. Envolveram-se ainda na ação solidária a Psicóloga Paulete Cerqueira, ex-alunos e funcionários do Campus que se empenharam na arrecadação e entrega dos donativos.

Os brinquedos arrecadados passaram por restauração antes de serem doados e algumas bonecas ganharam roupinhas de crochê que foram confeccionadas pela funcionária Solange Alves, que se dedicou com muito carinho à causa. Tanto os brinquedos quanto os livros doados vão contribuir para abastecer a brinquedoteca da unidade. 

“O envolvimento da comunidade acadêmica do Campus em campanhas como esta mostra o valor do nosso trabalho. Os alunos aprendem e realizam ações de intervenções positivas com o objetivo de amenizar os problemas da nossa sociedade, já que a educação não se restringe à escola, isto é, ela deve ultrapassar muros, mudar pessoas para melhor”, destacou Talita Maria, Professora e Chefe do Departamento Acadêmico do Campus.

O que é exatamente o Naps do IML de Maceió?

Trata-se de uma unidade de acolhimento prioritário para crianças e jovens que passam por casos de estupro e/ou lesão corporal. Lá, as vítimas realizam pré-consultas e são encaminhadas para fazer o exame de corpo de delito. O atendimento é totalmente humanizado como preconiza a legislação brasileira, graças ao apoio de psicólogas e assistente social. O órgão atende, em média, 60 pessoas por mês, com idades que variam de quatro a dezessete anos.

Para maiores informações sobre o Naps, ligue: 3315-1544.