Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Ensino > Biblioteca
conteúdo

Biblioteca

por Melissa Menezes publicado 12/04/2022 16h15, última modificação 13/04/2022 18h05

A biblioteca foi criada com o objetivo de proporcionar suporte informacional ao desenvolvimento das atividades educacionais acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Alagoas campus Rio Largo.

Possui um acervo diversificado de livros, periódicos, CDs, DVDs e trabalhos acadêmicos. Atualmente o acervo dispõe de 319 títulos e 1287 exemplares. O sistema de gerenciamento utilizado é o SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Módulo Biblioteca. 

Disponibiliza serviços online referentes ao seu acervo físico, para utilizá-los, é necessário que o aluno, docente ou técnico administrativo cadastre uma senha específica no SIGAA. A partir do cadastro online no SIGAA, é possível pesquisar material no acervo e renovar empréstimos por até duas vezes sem ir até a biblioteca do campus. Na pesquisa online de material, o usuário deve especificar que a busca é na unidade Rio Largo. Caso contrário, os resultados incluirão os acervos de todos os campi do IFAL. 

Disponibiliza também em seu sítio institucional, o acesso à Biblioteca Virtual “Minha Biblioteca”, que pode ser acessada em qualquer computador com internet, tablet ou smartphone, sem ser necessário estar no ambiente do IFAL. Para ter acesso é necessário estar cadastrado no SIGAA e utilizar seu login e senha.

Informações gerais
Horário de atendimento do setor: De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.
Equipe:

  • Robson Beatriz de Souza - Bibliotecário e Fabrício
  • Domingos F. Rocha - Auxiliar de biblioteca

 

Contato:+55 82 2126-2002
e-mail: biblioteca.riolargo@ifal.edu.br / fabricio.rocha@ifal.edu.br

Cadastro
Toda a comunidade acadêmica e administrativa do IFAL, campus Rio Largo, munida de vínculo institucional com a instituição terá direito a utilizar todos os serviços que a biblioteca oferece, mediante um cadastro feito no SIGAA. Para ter acesso ao empréstimo domiciliar, o usuário deverá estar devidamente ativo no SIGAA e criar uma senha específica para a biblioteca, fazer seu cadastro na biblioteca ou através do SIGAA - módulo Biblioteca de qualquer local com acesso à internet.

Acesso e utilização
Ao entrar na biblioteca o usuário deverá:
• Zelar pelo espaço físico e pelos bens patrimoniais institucionais (materiais bibliográficos,
equipamentos eletrônicos, mobiliário, etc);
• Não consumir bebidas ou quaisquer tipos de alimentos na área de estudos e terminais de pesquisa;
• Reduzir o tom de voz e não prejudicar os leitores;
• Colocar o celular no modo silencioso;
• Efetuar renovações e devoluções dos livros no prazo estipulado;
• Não é permitido retirar os equipamentos eletrônicos do lugar. (não mexer no cabeamento).
• Solicitar auxílio do funcionário sempre que necessário.

Empréstimo domiciliar
Usuário                              Quantidade de itens           Prazo
Docentes                            03                                          14 dias
Discentes                            02                                          14 dias
Técnico Administrativo     02                                          14 dias

Observações:
Reserva de material bibliográfico: o livro que estiver sido devidamente reservado não poderá ser renovado, deverá ser devolvido e retido por até 24 horas para retirada pelo usuário em espera (que receberá um e-mail informando a chegado do livro na biblioteca), o não comparecimento no prazo estipulado após 48 horas decorridas, a obra será liberada para a próxima reserva ou devolvida ao acervo geral.

Multa: para os materiais devolvidos fora do prazo estabelecido ocorrerá a suspensão do empréstimo do usuário proporcionalmente à quantidade de itens e de dias atrasado. O usuário que estiver com livro em atraso em seu poder ficará impossibilitado de fazer um novo empréstimo até que seja cumprido o prazo da suspensão.

Ex: Aluno passou do prazo de entrega do livro em 30 dias, após a entrega, o aluno ficará suspenso de pegar outro livro por igual período, ou seja, 30 dias. Ao fim desse prazo, o aluno poderá solicitar novo empréstimo de livro.

Livro perdido, danificado ou extraviados: no caso de obras não devolvidas, perdidas, danificadas ou extraviadas o usuário deverá ressarcir a obra à biblioteca. Para mais informações, procure o Bibliotecário.