Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Pesquisa e Inovação > Grupos de Pesquisa
conteúdo

Grupos de pesquisa

por Jhonathan Pino publicado 01/06/2021 10h36, última modificação 01/06/2021 10h42
Getede - Grupo de estudos em Texto, Ensino de línguas, Discurso e Educação Especial e Inclusiva

 

O Grupo de estudos em Texto, Ensino de línguas, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (Getede), criado em 2020, é um grupo de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas, cadastrado no diretório de grupo de pesquisa do CNPq. No âmbito da educação básica, técnica e tecnológica, este grupo de pesquisa propõe discussões relacionando teorias linguísticas, ensino de línguas e educação inclusiva, no intuito de desenvolver, a partir dessas discussões, produções acadêmicas nos diversos formatos de divulgação científica que façam avançar as discussões nestas áreas, bem como permitam o desenvolvimento de atividades para compartilhamento dos conhecimentos teóricos e práticos produzidos, como cursos, eventos acadêmicos, entre outras atividades, à comunidade em geral. O grupo surgiu a partir da demanda dos professores de línguas do Campus de criação de espaços de diálogo acadêmico-científico sobre questões relacionadas à atuação profissional como professores de línguas na educação básica, técnica e tecnológica. O grupo, atualmente, é constituído por onze professores pesquisadores.

 

Linhas de pesquisa

  1. O estudo do texto e a construção de sentidos;

  2. Ensino de Línguas e práticas sociais;

  3. Discurso, memória e argumentação, Educação inclusiva;

  4. Tecnologias Assistivas e linguagens.

 

Líderes do grupo

Prof. Dr. Alisson Hudson Lima Veras

Prof. Dr. Andre Cordeiro dos Santos

 

Para mais informações sobre o Getede, escreva para getede.piranhas@ifal.edu.br.

 

 

Gipeja - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos

 

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gipeja), criado em 2019 e sediado no Instituto Federal de Alagoas – Ifal (Campus Piranhas), objetiva compreender os fundamentos teórico-metodológicos e a trajetória político-pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando o estado de Alagoas, e especialmente o sertão alagoano. Tem como finalidade integrar servidores e estudantes em torno de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando contribuir na formulação e desenvolvimento de políticas públicas locais para a modalidade.

 

Linha de pesquisa

Processos educativos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Líderes do grupo

Prof. Dr. Jailson Costa da Silva

Prof. Dra. Divanir Maria de Lima Reis

 

Para mais informações sobre o Gipeja, escreva para gipeja@googlegroups.com.

 

 

Neepa - Núcleo de Estudos Estratégicos em Produção Agropecuária

 

O Núcleo de Estudos Estratégicos em Produção Agropecuária (Neepa) é um grupo de âmbito regional, apartidário, sem fins lucrativos com sede e administração no Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas, criado em 2020. O Neepa visa estimular e difundir a pesquisa aplicada, a inovação tecnológica e o empreendedorismo na agropecuária do sertão alagoano, seguindo as diretrizes da sustentabilidade ambiental e cultural. Também é objetivo do núcleo promover cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos e científicos, reuniões técnicas e científicas, ciclo de palestras, debates, dias de campos e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos para maximizar a produtividade da agropecuária regional.

 

Linhas de pesquisa

1. Sistemas Integrados de Produção Agropecuária;

2. Inovação Tecnológica e Empreendedorismo no Agronegócio;

3. Avaliação, Produção e Conservação de Forragens;

4. Tecnologia de Produtos de Origem Animal;

5. Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Água Interiores.

 

Líderes do grupo

Prof. Dr. Braulio Crisanto Carvalho da Cruz

Prof. Dr. Randerson Cavalcante Silva

 

Para mais informações sobre o Neepa, escreva para braulio.cruz@ifrr.edu.br.

 

Neabi – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

  

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Piranhas foi instituído em 2020, consolidando e fortalecendo várias práticas que já ocorriam em projetos desenvolvidos por servidores e discentes em nosso Campus. O Neabi é um núcleo que estimula, promove, planeja e executa ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, pautadas pela temática das identidades e relações étnico-raciais, com ênfase no reconhecimento e valorização das populações afro-brasileiras e indígenas, tanto no Campus quanto na comunidade externa.

 

Coordenação do Núcleo

Prof. Dr. Claudemir Martins Cosme (coordenador)

Profa. Ma. Neila Nazaré Coelho de Souza Menezes (vice-coordenadora)

 

Para mais informações sobre o Neabi, visite @neabi_ifal_piranhas.