Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Napne promove roda de conversa sobre autismo e indica filmes vinculados a temas do calendário inclusivo

por Roberta Rocha publicado: 17/04/2023 19h24, última modificação: 24/04/2023 20h58

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Napne do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas, como parte das atividades do Abril Azul, mês de sensibilização nacional sobre o autismo, irá promover uma roda de conversa para discutir filmes que abordam a condição.

O bate-papo com o tema "Autismo, Educação e Processo de Inclusão no Cinema" ocorrerá no dia 27 de abril, de 17h às 18h, no pátio do Bloco Administrativo.

Com a curadoria da professora Elma Leite, os filmes indicados para o debate são: Son-Rise: meu filho, meu mundo; Missão especial; O cérebro de Hugo; Vida, animada; Simples Simon; Brainman; O garoto selvagem; e a entrevista com Mary Temple Grandin - Uma Aula de Bem-Estar Animal.

Para participar da atividade proposta, basta assistir aos filmes por conta própria e comparecer no dia, horário e local marcado com o intuito de compartilhar impressões.

>> ACESSE AQUI AS SINOPSES E LINKS DE ACESSO DOS FILMES QUE ABORDAM AUTISMO.

Mais indicações de filmes

No início do ano letivo, o Napne divulgou o CALENDÁRIO INCLUSIVO 2023, com datas comemorativas relacionadas à inclusão e à vivência de pessoas com necessidades específicas.

Para estimular maior reflexão da comunidade acadêmica a respeito dos temas abordados em tais datas, está disponível uma lista de recomendações de filmes para cada uma delas.

>> ACESSE AQUI AS SINOPSES E LINKS DE ACESSO DOS FILMES ALUSIVOS AO DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE (08/04)

>> ACESSE AQUI AS SINOPSES E LINKS DE ACESSO DOS FILMES ALUSIVOS AO DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (14/04)

>> ACESSE AQUI AS SINOPSES E LINKS DE ACESSO DOS FILMES ALUSIVOS AO DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS SURDAS E DIA NACIONAL DA LIBRAS (23 E 24/04)

Relatos sobre autismo

O Napne comumente desenvolve ações e reflexões centradas na educação inclusiva e essa atuação é impulsionada pela presença de estudantes no campus que apresentam necessidades específicas. É o caso de Jefersandro Vieira, um dos alunos com autismo que integra a comunidade acadêmica do Ifal Piranhas.

Cursando o 2º ano do curso técnico de Agroindústria, o adolescente tem o suporte profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no campus e aulas de caligrafia. Seu relato sobre como é ter autismo e estudar no Ifal Piranhas foi publicado no perfil do Instagram @ifal.piranhas, junto com o depoimento de dois docentes da unidade do ensino que têm filhos com autismo. Saiba mais na postagem.